No dia 12 de novembro de 2020 foi realizada a eleição para o conselho da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas – ABAT para o biênio 2021/2022. O processo eleitoral foi um dos mais disputados dos últimos tempos, contando com 56 candidatos, sendo que 22 reunidos na chapa “Por uma ABAT Unida e Forte” e 34 candidaturas individuais.

No dia 12 de novembro de 2020 foi realizada a eleição para o conselho da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas – ABAT para o biênio 2021/2022. O processo eleitoral foi um dos mais disputados dos últimos tempos, contando com 56 candidatos, sendo que 22 reunidos na chapa “Por uma ABAT Unida e Forte” e 34 candidaturas individuais.

Apesar das medidas restritivas decorrentes do isolamento social impostos pela pandemia do coronavírus, 288 eleitores compareceram às urnas, realizando um belíssimo exercício de democracia. A chapa “Por uma ABAT Unida e Forte”, que tem os advogados André Sturaro e Rodrigo Olivieri como pretendentes a presidente e vice-presidente, respectivamente, obteve 174 votos em todos os seus integrantes, sagrou-se vencedora.

O processo eleitoral da ABAT possui uma característica sui generis, que confere uma intensa dinâmica à disputa pelo voto do eleitor. Seu estatuto prevê a possibilidade da inscrição de candidatos em chapas ou de forma avulsa, podendo o associado votar em candidatos de forma eclética, naqueles candidatos que repute os mais indicados para integrarem o conselho, sendo que nesse ano, a advocacia trabalhista reunida em torno da Associação, optou por conduzir ao conselho todos os integrantes da chapa, apostando nas propostas previamente apresentadas e que se propôs a um trabalho de união em defesa da classe e suas prerrogativas, da equidade de gênero e dos direitos sociais.

Os candidatos eleitos são:

André Luiz Queiroz Sturaro

Rodrigo Olivieri Macedo

Adilson Afonso de Castro

Adriano Leite Palmeira

Ana Cláudia de Andrade Oliveira

Benedito Gomes Montal Neto

Christianne M Moraes Gurgel

Edilma Moura Ferreira

Emerson Mangabeira Ferreira

Felipe Gondim Brandão

Janaína de Sousa Bastos

Joana Rego Silva Rodrigues

Joaquim Pinto Lapa Neto

Jorge Otávio Oliveira Lima

Juliana Cabral de Oliveira

Luciana Rabelo Fermiano

Marcela da Silveira Pinto Pedreira e Cardoso

Mirela Barreto de Araújo Possídio

Paloma Costa Peruna

Victor Oliveira Guimarães

Viviane Amaral Vieira 

Ivan Isaac Ferreira (Rep. ABRAT)

A diretoria da ABAT se congratula com os participantes do pleito, todos advogados trabalhistas de reconhecida capacidade e reputação, os quais dignificaram ainda mais a instituição, a advocacia e a democracia e confia na profícua gestão dos seus futuros dirigentes.

Salvador, 13 de novembro de 2020

Webinar - Papo com o IAB
Primeiro seminário virtual sobre os efeitos da pandemia no direito do trabalho e no processo do trabalho.
Estudos e reflexões em homenagem a Moema Baptista

Data: 03/09/2020
Horário: das 8h30min às 19horas.
Local: TVIAB

ABRAT participa da Segunda Edição da Revista Sindical do Uruguay - " Propuestas en Debate". 

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS TRABALHISTAS – ABRAT, entidade de âmbito nacional, ciente do Projeto de Lei de Conversão que faz aportes à MP 881/2019, em vigor desde 30/04/2019, ante seu conteúdo e a abrangência própria de um código normativo, MANIFESTA imensa preocupação com o desprezo a princípios de solidariedade e de proteção, de garantias e de afirmação democrática, razão porque invoca a especial atenção dos parlamentares, bem como de toda a sociedade brasileira.

Karlla Patricia Souza,  Diretora da Escola da ABRAT, participou no dia 12/06 do Seminário Direitos Humanos e Agenda 2030, no painel Trabalho e Gênero.

A delegação da ABRAT desembarcou hoje ( 11/06/2019), em Genebra para participar da Conferência centenária da OIT.

A segunda mesa debateu o tema: "MINISTÉRIO DO TRABALHO. PROSPERIDADE E TRABALHO DECENTE". 

E em seu segundo dia o V Encontro de Direito Sindical já começou com grandes palestrantes.

Está acontecendo hoje e amanhã o lançamento da 2ª Edição da obra coletiva da ABRAT “Feminismo, Pluralismo e Democracia", pela Editora RTM e sob a coordenação das Diretoras Alessandra Camarano, Karlla Patrícia de Souza e Arlete Mesquita.

A Associação Juízes para a Democracia (AJD), entidade não governamental e sem fins corporativos, preparou um dossiê sobre a Justiça do Trabalho, para rebater manifestações do Presidente da República, quanto á intenção de acabar com a Justiça do Trabalho.

Leia o documento na íntegra

Esse conteúdo é parte do material de apoio de um dos cursos, BRM Cursos Jurídicos, disponibilizado à ABRAT.

A Advocacia Trabalhista em Pauta
Painel: Funcionamento do judiciário e audiências por videoconferência
Por: Benizete Ramos de Medeiros

A classe trabalhadora está amparada em seu ambiente laboral graças ao técnico em segurança do trabalho. É ele que fiscaliza e cobra o cumprimento regular da legislação, no que diz respeito à segurança e saúde do trabalhador. No dia 27 de novembro comemoramos o dia deste profissional, cujo trabalho desenvolvido é essencial para a saúde física, mental e emocional de trabalhadores e trabalhadoras.

O dia 25 de novembro marca o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher2, estabelecido no ano de 1981 por ocasião do 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia. A data foi eleita em memória das irmãs Mirabal (Patria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas no dia 25.11.1960 pelo regime de Rafael Leónidas Trujillo Molina3, mediante à simulação de um acidente.

Ontem, dia 19/02, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, foi aplaudido em discurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao mencionar mulheres trabalhadoras, entre as quais jornalistas e magistradas, e criticar a "cultura machista" que, segundo ele, faz persistir a desigualdade salarial e "perpetua" a injustiça e o desrespeito às mulheres.

Felipe Santa Cruz fez a declaração durante a cerimônia de posse da nova presidente do TST, Cristina Peduzzi, primeira mulher a comandar o tribunal em mais de 70 anos.

A presidenta da ABRAT Alessandra Camarano está em Belém - PA para o lançamento da obra coletiva Feminismo, Pluralismo e Democracia que acontece logo mais na Universidade Federal do Pará. 

A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT, realiza, desde 1978, o CONAT - Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas. Esse Congresso é hoje, o maior Congresso Trabalhista do Brasil, que congrega advogados e demais profissionais das áreas jurídicas, vinculados às Ciências Laborais.