O Programa Trabalho Seguro tomou impulso em 2012 com a realização de 13 atos públicos em grandes obras de infra-estrutura e em 10 dos 12 estádios da Copa do Mundo
O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Desembargador Francisco das C. Lima Filho, reuniu-se na tarde dessa terça-feira com representantes do GETRIM-24 - Grupo de Trabalho integrado pelo TRT/MS, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, FUNSAT, Secretaria de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, FUNDACENTRO e Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Na reunião, que contou ainda com a participação da responsável pelo cerimonial do TST- Tribunal Superior do Trabalho, Liliane Elias, foram traçadas estratégias para realização do Ato Público pelo Trabalho Seguro que será realizado no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, no próximo dia 22 de fevereiro, às 10h.
Para o evento, são esperadas 1.500 pessoas, entre trabalhadores da construção civil, empresários, alunos de cursos profissionalizantes e estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e representantes do poder público.

O Programa Trabalho Seguro tomou impulso em 2012 com a realização de 13 atos públicos em grandes obras de infra-estrutura e em 10 dos 12 estádios em que serão disputados jogos da Copa do Mundo de futebol de 2014. Os eventos têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de adotar medidas de saúde e segurança no trabalho para prevenção de acidentes. 

"Espera-se a participação de todos nesse desafio que poderá contribuir para a segurança e a saúde dos atores das relações de trabalho evitando perdas humanas", enfatiza o desembargador Francisco.

 Programa Trabalho Seguro

O Programa Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

O Programa volta-se a promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.

Conclama-se, assim, a permanente participação de empregados, empregadores, sindicatos, instituições públicas, associações e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir forças com a Justiça do Trabalho para a preservação da higidez no ambiente laboral.