Operadores do Direito do Rio de Janeiro devem estar preparados para operar tecnologicamente o novo sistema a partir do dia 29 de janeiro

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com apoio da direção do Foro da Lavradio e da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Regional (AIC), realizou, na manhã de terça-feira (15/1), distribuição de material impresso destinado aos advogados. Nele, o TRT/RJ comunica a chegada do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas Varas do Trabalho da Capital a partir do dia 29/1 e esclarece como os operadores do Direito devem se preparar tecnologicamente para operar o novo sistema.

 
Mesmo de férias, o diretor do Foro de 1º grau da capital, juiz Mauricio Pizarro Drummond, fez questão de participar da divulgação, por acreditar ser essencial que todos vistam a camisa do PJe-JT nesse momento. "O ano de 2013 vai ser de adaptação para advogados, magistrados e servidores. Essa campanha vai ajudar a esclarecer aos operadores do Direito que nada mais poderá ser feito no processo sem o certificado digital e sem os programas corretamente instalados no computador para acesso ao sistema. Sendo assim, sugiro aos advogados que se informem sobre os cursos preparatórios para o uso do PJe-JT oferecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil", salientou, ao lado do juiz do Trabalho Substituto Marco Antonio Belchior da Silveira, que também participou da ação.
 
À medida em que o material era distribuído, advogados abordavam os magistrados e os servidores da AIC para tirar dúvidas e dar opiniões sobre a chegada do novo sistema. Foi o caso da advogada Érica Pereira Santos, que já fez o cadastro no PJe-JT e está na expectativa de que haja uma maior celeridade processual em função da diminuição dos atuais trâmites burocráticos.
 
Opinião semelhante tem o advogado Bruno Caiuby: "acho que o PJe-JT vai acabar com o tempo morto do processo, pois vai encerrar o período que leva para uma petição chegar à Vara, ser enviada ao juiz, despachada, juntada e dado encaminhamento. Com o PJe-JT a petição vai direto para o juiz. Outra vantagem é que os advogados não precisarão vir mais aos Fóruns para ver o andamento do processo. O escritório em que trabalho, inclusive, já está trabalhando com duas telas, assim como será feito nas Varas", afirmou. 
 
CARTAZES, PANFLETOS, PALESTRAS E TREINAMENTOS: PREPARANDO A CAPITAL PARA O PJe-JT
 
A divulgação desta terça-feira (15/1) faz parte de uma série de ações para esclarecer os advogados sobre como devem se preparar para a chegada do PJe-JT nas Varas do Trabalho da Capital, iniciada na semana passada com a afixação de cartazes em todas VT's e em todos os andares dos prédios do Tribunal no Rio de Janeiro. As ações incluem também a publicação de matérias diárias no Portal do Regional, englobando ainda a confecção de milhares de filipetas para divulgação na Divisão de Distribuição de Feitos e nos Fóruns da Lavradio e Gomes Freire ao longo das próximas semanas.
 
Também já foi iniciada a realização de cursos, palestras e treinamentos para advogados, magistrados e servidores. A instalação do PJe-JT na capital será feita em quatro etapas, restringindo a distribuição a um determinado grupo de Varas do Trabalho, a partir do dia 29/1. Nos dias 19/2, 12/3 e 2/4, outros três grupos de VTs serão abarcados na distribuição, alcançando assim as 82 unidades do município do Rio.