Pelo terceiro ano seguido, o Tribunal conseguiu o índice de eficiência máxima. Apesar da maior carga de trabalho, foi o que mais teve processos baixados no país e o segundo maior em sentenças por magistrados
Números em prol de uma justiça melhor. O relatório Justiça em Números 2012, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresenta os dados consolidados do ano anterior do Poder Judiciário Nacional. As informações buscam ajudar na busca por caminhos a serem traçados pelas administrações.
 
Parte desta publicação é dedicada aos tribunais trabalhistas do país. E é nesta parte que o desempenho e a grandiosidade do TRT da 2ª Região ficam evidentes.
 
Para se ter uma ideia da dimensão do maior tribunal trabalhista do país, veja alguns dados de 2011 constantes do relatório: 413 magistrados, 5.874 servidores, 443.024 novos processos, 633.885 processos baixados.
 
Eficiência 
 
Mas não é apenas em dimensão que o TRT-2 chama a atenção. Pelo terceiro ano seguido, o Tribunal conseguiu o índice de eficiência máxima. Apesar da maior carga de trabalho (3.348 processos por magistrado), foi o que mais teve processos baixados no país (633.885) e o segundo maior em sentenças por magistrados (1.535).
 
E esses dados mostram uma tendência crescente de produtividade. Segundo o Justiça em Números, a quantidade de processos baixados é a maior constatada dos últimos três anos e a de processos julgados e baixados por magistrado apresentou o maior indicador desde 2009.
 
Em grande parte dos critérios, o TRT da 2ª Região figura entre os primeiros, sendo líder nacional em critérios como a relação despesa por servidor/total de processos baixados e a relação despesa por servidor/sentença por magistrado.
 
Posicionou-se em segundo lugar, por exemplo, nos aspectos despesa com pessoal ativo/número de processos baixados; magistrados/processos baixados e total de servidores/total de processos baixados.
 
Para ver a íntegra do relatório, acesso o site do Conselho Nacional de Justiça, ou clique aqui.