62º Encontro Presencial

Seminário internacional: Experiências de sucesso em Saúde e Segurança do Trabalho nos EUA e reflexões sobre o contexto brasileiro.

 

Apesar das diferenças existentes entre sistemas legais americano e brasileiro, há experiências exitosas no campo da Saúde e Segurança do Trabalho nos EUA que merecem divulgação e estudo, pois podem inspirar iniciativas semelhantes no Brasil. Em momento de preocupação com mudanças normativas que retiram direitos sociais afetando a saúde do trabalhador, é relevante conhecer instrumentos e iniciativas usados em outros países para construir articulação social e saberes coletivos, com efetiva influência nas políticas públicas para o setor.

 

O objetivo do seminário é contribuir para o aperfeiçoamento da mobilização de trabalhadores, profissionais da área, universidades, poder público, sindicatos e empresas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, assim como para o fortalecimento social de iniciativas de proteção da saúde dos trabalhadores.

O evento se dará em duas etapas. Pela manhã, palestras de convidados dos EUA sobre experiências de movimentos sociais, advocacia e da academia. À tarde haverá roda de debates com convidados que discutirão o tema, comentarão experiências brasileiras e farão sugestões de encaminhamentos.

Nos EUA os grupos COSH (Comitês de Saúde e Segurança Ocupacional) desde 1972 formaram uma coalizão que reúne sindicalistas, profissionais da SST, professores e estudantes universitários, advogados e líderes comunitários para promover educação, defesa e advocacia para saúde e segurança dos trabalhadores. A APHA (Associação de Saúde Pública Americana), fundada há 146 anos, integra acadêmicos, representantes do governo, sindicalistas, trabalhadores e profissionais interessados na saúde do trabalhador. A Justice at Work é organização que fornece orientação e suporte legal por meio de parcerias com centros comunitários, apoiando a organização de trabalhadores em indústrias de baixos salários, principalmente imigrantes.

Não há construção de Saúde e Segurança do Trabalho sem envolvimento e pressão dos trabalhadores. As experiências trazidas embutem convide ao debate sobre rumos do fortalecimento da participação social para o enfrentamento dos acidentes do trabalho no Brasil.       

Participe e divulgue!

 

Dia: 12 de março /2018, segunda feira, das 8h30 – 17h.

Local: Auditório João Yunes. Faculdade de Saúde Pública/USP

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715 - Cerqueira César, São Paulo (ao lado do Metrô Clínicas).