Essas perguntas foram feitas em rede nacional, acompanhadas de ataques cruéis ao Presidente do Conselho Federal da OAB, por causa de insatisfação do Presidente da República com medida de segurança  impetrada pela entidade em favor de um advogado que teve busca e apreensão realizada em seu escritório, em clara violação do sigilo profissional no exercício da advocacia.

A irritação do Sr. Presidente da República, foi o fato da OAB ter cumprido seu papel institucional e defendido as prerrogativas da advocacia.

Toda a advocacia foi agredida e está sob risco. 

As prerrogativas garantem os cidadãos, porque asseguram o exercício democrático da profissão, o direito constitucional de defesa e o devido processo legal.

A OAB foi agredida, por exercer uma função de sustentabilidade da democracia e se posicionar como barreira das obscenidades e do arbítrio.

A OAB é um obstáculo às ilegalidades.

Por isso, a ABRAT CONVIDA todos (as) aqueles (as) que, de público, em pé e com os braços estendidos, SE COMPROMETERAM E JURARAM “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social” (art. 20, do nosso Regulamento Geral, combinado com o inciso VI, do art. 8º, da Lei nº 8.906/1994) para dar um ABRAÇO COLETIVO ao prédio do Conselho Federal da OAB, como ato simbólico em favor da democracia, que tem como um de seus sustentáculos, a Ordem dos Advogados do Brasil. Também convida TODAS as entidades de juristas e, indiscriminadamente, TODOS (AS) OS QUE DESEJAM DEFENDER A DEMOCRACIA.