Quinta feira (05/03/2020), em Fortaleza/CE, iniciará a III Conferência da Mulher Advogada, organizada pelo CFOAB, com o tema central: “Igualdade, Liberdade e Sororidade”, que se estenderá até o dia 06/03/2020.

Em um cenário, em que o machismo ainda busca se fortalecer, realizar a Conferência em Fortaleza/CE tem um simbolismo importante, pois Maria Luíza Menezes Fontenele, Professora, ex parlamentar e ativista,  foi a primeira mulher eleita prefeita de um estado brasileiro (1986 a 1989).

Será no primeiro estado brasileiro a libertar escravos, na Terra da Luz, que mulheres advogadas de todo o Brasil estarão reunidas para debater sobre as prerrogativas; participação das mulheres no sistema OAB; na política. Diálogos sobre igualdade de gênero, violência, discriminação e tantos outros importantes para a efetivação da igualdade entre homens e mulheres estarão sob o enfoque para a continuidade do processo de avanço civilizatório e democrático, somente possível com a igualdade.

A ABRAT estará presente com estande em que serão lançados livros, cartilha sobre assédio, organizada pela comissão feminista, muito bate papo e confluência de ideias.

 Arlete Mesquita, Vice-Presidenta Nacional da ABRAT, conduzirá um talk show, no dia 05/03/2020 sobre a  “Mulher e Desporto – Gênero - Igualdade – Doping – Justiça Desportiva”.
“Poder participar da III Conferência da Mulher Advogada é alçar um patamar ainda maior na busca de oportunidades iguais a nós Mulheres, bem como um reforço a sororidade. Muitas conquistas alcançamos, mas ainda é latente a discriminação e esta se alarga com o racismo, nas questões de gênero e as desigualdades sociais. Já somos maioria de inscritas e na esteira de que lugar de mulher é onde ela quiser,  estará presente o esporte que a cada dia atrai a participação da Mulher e em destaque o Futebol feminino  que hoje já conta com aproximadamente cinco mil profissionais exercendo o ofício de atleta profissional de futebol. Neste cenário a ABRAT terá uma participação de destaque com várias atividades durante o evento, com um stand cheio de atrações” avalia a Dra Arlete Mesquita.

 A Presidenta da ABRAT, Alessandra Camarano estará no painel nº 08, do dia 06/03/2020 sobre a mulher no mercado de trabalho e terá a oportunidade de expor sobre:
“Gestação. Avaliação. Pecado. Exclusão. Discriminação. A simples circunstância de ser mulher”. Para ela, “a tentativa da invisibilidade da mulher ainda é uma chaga da sociedade que precisa ser extirpada, sob pena de estacionarmos nos avanços já perpetrados e que foram conquistados com a luta e resistência de pioneiras e movimentos fortes que nos garantiram o espaço hoje conquistado. Mas ainda é preciso avançar e a Conferência Nacional da Mulher Advogada será um espaço fundamental para o diálogo e conscientização de homens e mulheres comprometidos com o dever social de uma sociedade igualitária. Um evento de extrema importância no atual cenário vivenciado no Brasil, de desmonte de direitos sociais e de tentativa de ruptura da democracia.”

 Para a Presidente da Comissão da Mulher Advogada do CFOAB, Dra Daniela Borges:
“A Conferência Nacional da Mulher Advogada é um importante momento para debatermos sobre a realidade e desafios da mulher na sociedade e no exercício da advocacia. A participação da ABRAT enriquece muito a conferência, porque se trata de uma entidade que, além de trazer a voz da advocacia trabalhista feminina, vem tendo uma atuação de destaque na promoção da igualdade de gênero.”

Nos dias 05 e 06 de março de 2020, as mulheres advogadas estarão reunidas em um único som: “Igualdade, Liberdade e Sororidade”.

Confira a programação: http://abrat.adv.br/programacao.pdf