A massa falida da Companhia Nacional de Álcalis pagou R$ 3 milhões a antigos empregados que acionaram a Justiça do Trabalho da 1ª Região. Foram beneficiados 1.850 ex-trabalhadores, partes de 400 processos em tramitação na 1ª e na 2ª Varas do Trabalho de Cabo Frio, alguns há mais de 15 anos. O dinheiro é proveniente de arrecadações feitas pela administradora judicial MVB Consultores.

 

Em março, o pedido de pagamento foi entregue pela administradora judicial à comarca de Cabo Frio. A juíza Titular da 2ª VT de Cabo Frio, Nuria de Andrade Peris, reuniu-se com os demais magistrados em exercício na localidade e representantes da Justiça Estadual, da Justiça Federal e do Ministério Público do Trabalho, montando uma verdadeira força-tarefa para analisar o caso com a intenção de agilizar ao máximo o pagamento das dívidas.

Foi feito, então, um levantamento de todos os créditos trabalhistas, visando à expedição das certidões para habilitação na massa falida. De acordo com a administradora judicial, foi fundamental o empenho da Justiça do Trabalho para que os trabalhadores recebessem o que é de direito de forma tão célere.

A Companhia Nacional de Álcalis, localizada em Arraial do Cabo, foi uma estatal criada em 1943 por Getúlio Vargas e privatizada em 1992. Quem assumiu o negócio foi o grupo Fragoso Pires, que veio a falir em 2006. O principal produto que a Álcalis fabricou foi a barrilha, componente químico utilizado em maior escala pelas indústrias vidreira, química e farmacêutica.

Fonte: TRT1