Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, apresentou ao líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), o anteprojeto de lei de reforma política democrática e popular lançado pela OAB e cerca de outras 100 entidades representativas da sociedade civil, no último dia 24.
“É papel da OAB dialogar com todos os partidos políticos e com todas as lideranças, sejam da base do governo ou da oposição. Queremos ouvir todos os setores para que possamos bem representar o sentimento da sociedade brasileira”, disse Marcus Vinicius, ao chamar a atenção do líder do PSOL para a necessidade urgente de mudanças no sistema eleitoral de forma a qualificar a representação política da sociedade.
O anteprojeto de lei de reforma política, chamado de Eleições Limpas, tem três temas principais: a defesa do financiamento democrático das campanhas, para que os candidatos ingressem ou permaneçam na política sem que tenham que se submeter a financiamentos por parte de empresas; do voto transparente e da liberdade de expressão na Internet.
Randolfe também defendeu a necessidade de reforma política no Brasil e comprometeu-se a analisar a proposta apresentada pela OAB.
Participaram ainda da reunião com o líder do PSOL o presidente da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB, Francisco Torres Esgaib, e o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo da OAB, Eduardo Pugliesi.