O desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão tomou posse nesta quinta-feira (11) como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A posse solene está marcada para o dia 27 de agosto. Brandão integrará a Sétima Turma do Tribunal, presidida pelo ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e integrada também pela ministra Delaíde Alves Miranda Arantes.
O presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, deu posse ao novo ministro na Presidência do Tribunal, em uma solenidade com a participação do vice-presidente, Antônio José de Barros Levenhagen, e de ministros da Corte. O evento contou ainda com a presença da desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, presidente do TRT da 5ª Região (BA), Tribunal de origem do novo ministro. Brandão ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do também baiano Horácio Raymundo de Senna Pires.
O ministro Carlos Alberto parabenizou Cláudio Brandão, e ressaltou o trabalho que ele já vem desenvolvendo há alguns anos junto ao TST, em projetos importantes para o Tribunal, como o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
Baiano de Ruy Barbosa, Cláudio Brandão iniciou o curso de Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), graduou-se pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, no ano de 1985, e obteve, em 2005, o título de mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor de Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho da Faculdade Ruy Barbosa.
Ingressou como auxiliar judiciário no TRT da 5ª Região em 1981, na Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Jacobina. Integra o Instituto Baiano de Direito do Trabalho e da Associación Iberoamericana de Derecho del Trabajo e é autor dos livros "Direito do Trabalho – Apontamentos para concurso", "Acidente do Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador" e "Orientações Jurisprudenciais do TST Comentadas", em coautoria com o desembargador Raymundo Pinto.
Veja aqui as fotos da posse do novo ministro.