"Datas comemorativas são feitas para que nos lembremos da História, para que avancemos com tudo que a História nos traz". Com estas palavras, o Presidente da ABRAT, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, iniciou a mensagem da ABRAT para celebrar o Dia do Trabalhador, mundialmente comemorado no dia Primeiro de Maio.
A mensagem foi gravada em vídeo e disponibilizada no Youtube. O texto recorda os avanços e as agruras das relações de trabalho. São exemplos de conquistas: a lei do empregado doméstico, que aguarda a devida regulamentação, a legislação de estágio, dentre outros. Em relação à advocacia trabalhista propriamente dita, representada pela Associação, a ABRAT, uma vez mais, demarca o seu compromisso com a fixação do direito de férias dos advogados.
Outra bandeira fundamental da classe, lembrada na mensagem, é o reconhecimento do direito a honorários sucumbenciais no âmbito do processo do trabalho, tema que é objeto de projeto de lei em trâmite perante o Congresso Nacional e que tem recebido especial atenção de toda a categoria e de sua entidade representativa. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, depois de um posicionamento decisivo do Conselho Federal da OAB e da ABRAT naquela Casa; atualmente, ele se encontra no Senado, onde as gestões das duas entidades seguem acontecendo com toda intensidade. Antônio Fabrício considera que esta é uma questão de honra e de justiça para o advogado trabalhista, que será, finalmente, tratado com igualdade e isonomia em relação aos demais advogados das outras áreas do Direito.
A luta pelos direitos e pelas melhores condições de trabalho, seja em favor dos trabalhadores brasileiros, seja em favor dos advogados trabalhistas brasileiros, segue e a ABRAT estará sempre de braços dados com esta causa!
Feliz Dia do Trabalho para todos!!!