TRT17: mais de 65% dos servidores das unidades judiciárias já foram capacitados no PJe

Faltando menos de um mês para a implantação do Processo Judicial Eletrônico  (PJe-JT), nas 14 varas do trabalho de Vitória, o TRT-ES se dedica aos preparativos finais para a chegada do novo sistema. Aliás, o Tribunal já vem se mobilizando faz tempo para este dia histórico, 13 de dezembro de 2013. Até outubro deste ano, dos 581 servidores lotados das unidades judiciárias, 389 já haviam sido treinados, o que representa mais de 65% do total. Quando somados a servidores da área administrativa e de informática, esse número é ainda maior, totalizando 419 capacitados. 
 
Os cursos ministrados por instrutores do TRT da Bahia tiveram início em março deste ano. De acordo com a Seção de Capacitação do Regional, foram 448 horas/aula oferecidas para servidores lotados em diferentes unidades judiciárias, como as varas da capital e do interior, os gabinetes de desembargadores, a Secretaria Judiciária e as Secretarias do Tribunal e Turmas. 
 
Na avaliação da chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (Nudes), Alinne Grativol Venturi, essas capacitações foram importantes e bem positivas. “Isso porque elas quebraram mitos sobre o sistema e o medo do desconhecido. Enfim, de algo que vai mudar toda a forma de trabalho”, pontuou Aline. 
 
Foi exatamente essa a sensação que teve a servidora lotada na Secretaria da Terceira Turma, Priscila Rodrigues Vieira, após concluir o treinamento. “Como qualquer novidade, no início assusta, mas as mudanças serão benéficas. Além de os julgamentos serem mais rápidos, o ambiente de trabalho ficará melhor sem processos físicos, diminuindo os gastos com material”, avaliou Priscila. 
 
Além disso, de acordo com Aline, a ideia é de que esses servidores capacitados se tornem multiplicadores, o que já vem acontecendo. “As turmas de oficiais de justiça, por exemplo, foram ministradas por dois servidores também oficiais de justiça, que já haviam sido capacitados no PJe-JT”, informou. 
 
Capacitações de servidores começaram em 2012
 

As capacitações tiveram início há mais de um ano, com o objetivo de se preparar para a inauguração do PJe-JT nas 1ª e 2ª varas do trabalho de Guarapari e no TRT-ES, no dia 3 de outubro de 2012, e na Vara do Trabalho de Venda Nova do Imigrante e no Posto Avançado de Afonso Cláudio, no dia 13 de novembro de 2012.