A irritação do Sr. Presidente da República, foi o fato da OAB ter cumprido seu papel institucional e defendido as prerrogativas da advocacia.
Toda a advocacia foi agredida e está sob risco.
As prerrogativas garantem os cidadãos, porque asseguram o exercício democrático da profissão, o direito constitucional de defesa e o devido processo legal.
A OAB foi agredida, por exercer uma função de sustentabilidade da democracia e se posicionar como barreira das obscenidades e do arbítrio.
A OAB é um obstáculo às ilegalidades.
Por isso, a ABRAT CONVIDA todos (as) aqueles (as) que, de público, em pé e com os braços estendidos, SE COMPROMETERAM E JURARAM “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social” (art. 20, do nosso Regulamento Geral, combinado com o inciso VI, do art. 8º, da Lei nº 8.906/1994) para dar um ABRAÇO COLETIVO ao prédio do Conselho Federal da OAB, como ato simbólico em favor da democracia, que tem como um de seus sustentáculos, a Ordem dos Advogados do Brasil. Também convida TODAS as entidades de juristas e, indiscriminadamente, TODOS (AS) OS QUE DESEJAM DEFENDER A DEMOCRACIA.