A cidade de Ilhéus foi sede nos dias 13 e 14 da XXIII Caravana da ABRAT. Simpósio realizado há dois anos no país debatendo temas relacionados ao Direito e Processo do Trabalho. Na cidade bahiana foi inaugurada a interiorização da Caravana, sendo a primeira vez que o evento foi realizado no interior do Brasil. As palestras foram ministradas no auditório da Faculdade de Ilhéus (Cesupi).
A palestra magna de abertura do Simpósio foi proferida pelo ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ( CFOAB), Cezar Britto que abordou os “ 70 anos da CLT e as conquistas doespaço internacional”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves ressaltouo apoio para a realização da Caravana na Bahia do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, Seccional da OAB da Bahia, juntamente com as subseções de Ilhéus e Itabuna e Associação Bahia dos Advogados Trabalhistas (ABAT), além de enfatizar que “ há dois anos a ABRAT estava Brasil afora, e agora está Brasil a dentro”.
Para a presidenta do TRT5, desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves eventos realizados como a Caravana são primordiais para o fortalecimento da Justiça do Trabalho.
De acordo com o presidente da Seccional da OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz inaugurar a interiorização do simpósio em Ilhéus é o reconhecimento da Associação àadvocacia bahiana.
Durante a Caravana o desembargador do TRT5, Cláudio Brandão, indicado pela presidenta Dilma Rousseff ao cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho foi homenageado pela Associação.
A organização do Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas, que acontecerá no Rio de Janeiro de 09 a 12 de outubro, apresentou o site do evento em uma dos painéis do Simpósio.
Foram painelistas na Caravana a juíza titular da 34ª Vara do Trabalho de Salvador, Ana Paola Machado Diniz abordando “ Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais”; Valtércio Ronaldo Oliveira, desembargador corregedor geral do TRT 5 proferindo sobre “ Responsabilidade Civil”; o expresidente da ABRAT, Jefferson Calaça falando sobre os “ Honorários advocatícios na Justiça do Trabalho”; o presidente da ABRAT, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves e a desembargadora corregedora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Salete Maccalóz discorreram sobre a “ Emenda Constitucional 72/2013 ( PEC das Domésticas). A palestra de encerramento sobre “ A problemática da Perícia Técnica” foi proferida pelo presidente da ABAT, Eliel Teixeira.
Participaram ainda da XXIII Caravana ABRAT representantes de 8 estados: Bahia, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. Além do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Pacífico Rocha; o presidente da Subseção da OAB Ilhéus, Marcus Flávio Rhem; da Subseção da OAB Itabuna, Adirlei Nascimento Silva; a coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus ( Cesupi), Daniela Haun; o diretor cultural da Associação de Advogados de São Paulo, Luís Carlos Moro; advogados, serventuários da justiça, estagiários e estudantes de Direito.
Foram parceiros da Associação a ABAT, TRT5, MPT5, OAB Bahia, OAB Subseção de Ilhéus, OAB Subseção de Itabuna, Associação dos Advogados de São Paulo ( AASP), Escola Superior de Advocacia ( ESA), Caixa de Assistência dos Advogados ( CAA) e Escritório de Advocacia Domingues e Baptista.