Acordo no TRT-MT que solucionou 82 processos de um mesmo caso é destaque no Conciliando

O destaque do Giro da Conciliação foi um acordo homologado no TRT da 11ª Região (TRT- AM/RR), que garantiu o pagamento de R$ 16 mil a um reclamante que teve declarada, em primeira instância, a rescisão indireta do contrato de trabalho. Como primeira parcela do acordo, houve a liberação imediata ao trabalhador do depósito recursal e o restante da dívida será pago em dez parcelas mensais no período de janeiro a outubro de 2018. Além disso, a reclamada deverá entregar os documentos para saque do FGTS e efetuar a baixa na Carteira de Trabalho do autor. 

O Giro também traz uma notícia da Vara do Trabalho de Humaitá (AM), onde 87% das audiências que ocorreram durante a Semana Nacional de Conciliação terminaram em acordo. Com base no diálogo e consenso, as conciliações garantiram o pagamento de aproximadamente R$ 35 mil em créditos aos reclamantes. 

No quadro de entrevistas, o coordenador da Comissão de Negociação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Márcio Kazuaki, fala sobre a participação na negociação coletiva no Tribunal Superior do Trabalho (TST) envolvendo dissídio coletivo de greve com Sindicatos de Radialistas e Jornalistas de várias unidades da Federação. 

Quer saber o que é a técnica do Teste de Realidade? O juiz do Trabalho Rogério Neiva responde no quadro Dica do Dia.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. 

O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando

Fonte: CSJT