O advogado trabalhista e conselheiro seccional José Hildo Sarcinelli Garcia será homenageado no XXXV Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas (CONAT), que será realizado no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de outubro. A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), reunida na última sexta-feira (22), por unanimidade, escolheu José Hildo Sarcinelli para ser o patrono nacional do evento.
Segundo a advogada Moema Baptista, membro do Conselho da ABRAT, a homenagem ao conselheiro da OAB-ES foi decidida por representantes de instituições de todo país. “A Associação vai homenagear um profissional ético, digno, companheiro e que possui muitas outras características positivas. Sinto como se eu estivesse sendo homenageada novamente. Ele aglutina tudo de positivo que um advogado pode desejar. Tenho muito orgulho de conviver com José Hildo Sarcinelli”, afirmou Moema Baptista.
A homenagem foi uma surpresa para o conselheiro José Hildo Sarcinelli: “É uma honraria sem tamanho. Eu não esperava porque os meus antecessores foram, em sua maioria, ex-presidentes da ABRAT e eu não sou. Eu considero isso muito mais como uma manifestação de afeto dos meus colegas, advogados trabalhistas do Brasil. É simplesmente um reconhecimento de afeto pelo o que eu representei na advocacia trabalhista Brasileira.”
Para a diretora tesoureira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Maria Madalena Selvatici Baltazar, a homenagem é mais que merecida, pela história profissional e pela capacidade intelectual do advogado José Hildo Sarcinelli. “Mais do que justa a escolha, considerando que ele foi um dos fundadores da ABRAT e é participante fiel e colaborador de todos os eventos por ela patrocinados. Estou orgulhosa, como advogada trabalhista e como representante da AESAT (Associação Espírito Santense de Advogados Trabalhistas) na ABRAT. Saber que o nosso advogado trabalhista decano foi eleito patrono do congresso me encheu de orgulho. Entendo que é motivo de gáudio para os todos os advogados capixabas”, afirmou Maria Madalena Baltazar.
O presidente da AESAT, Rafael de Anchieta Piza Pimentel, por sua vez, afirmou que a homenagem ao conselheiro só traz prestígio à advocacia trabalhista. “É uma honra ter ele como indicado. A AESAT fica muito feliz. É sinal de que o profissional capixaba está sendo reconhecido. A Associação está planejando uma caravana da advocacia capixaba para estimular a participação de advogados trabalhistas no encontro nacional“, acrescentou Pimentel.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES e também advogada trabalhista, Maria Helena Reinoso Rezende, destacou que José Hildo Sarcinelli é um dos grandes advogados do Espírito Santo: “Ele é de uma conduta ilibada, com vasto saber jurídico. Para nós é um orgulho ver um advogado trabalhista capixaba homenageado nacionalmente. Toda categoria está representada nele.”
A homenagem ao advogado capixaba também foi comentada pela conselheira da Secional Clarisse Gomes Rocha. “A escolha é justíssima. José Hildo é um dos advogados trabalhistas de maior excelência. Um orgulho para toda comunidade profissionais que atuam na área.”
“O advogado José Hildo sempre pautou sua vida como advogado com uma conduta sem qualquer mácula e faz jus à homenagem. Um profissional com uma postura digna, com respeito às partes e aos magistrados”, ressaltou Vitor Henrique Piovesan, conselheiro seccional.
Perfil de José Hildo Sarcinelli Garcia
Natural de João Neiva, o conselheiro seccional José Hildo Sarcinelli Garcia já foi advogado de diversas empresas no Espírito Santo, como a Vale, e ministrou aulas em algumas faculdades no Estado. Também presidiu a AESAT e foi representante da Associação na ABRAT. Atua no escritório de advocacia Sarcinelli Garcia Advogados Associados e é membro do Conselho de Ética do Espírito Santo e Conselho Regional de Desportos do Estado.
Sobre o CONAT
A ABRAT realiza, desde 1978, o CONAT. Serão abordados temas relativos ao mundo do trabalho, de interesse de todos os segmentos da sociedade. Os destaques são: Os 25 Anos de Constitucionalização dos Direitos Sociais Trabalhistas; Os 70 Anos da CLT; e As Repercussões dos Eventos Internacionais nas Relações de Trabalho.
A expectativa é que o evento reúna mais de mil profissionais de todo o Brasil.
Durante o congresso também será homenageado, “in memorian”, o ministro Arnaldo Sussekind; os 50 anos da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas; os 30 anos da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); e os 25 anos da Constituição Federal do Brasil.