O desembargador e diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) James Magno Araújo Farias vai lançar seu mais novo livro “A Toda Velocidade Possível: ensaios sobre um mundo em movimento” no dia 2 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, durante o VIII Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
No livro, o autor destaca, através de vários ensaios, os aspectos gerais do processo global de mutações sociais e políticas, com a ascensão e o resgate de direitos. O desembargador James Magno afirma que no início do Século XXI o mundo, enfim, ficou pequeno. A televisão, os satélites, a internet, os smartphones e as redes sociais aproximaram os povos.
“A mídia foi emparedada pelo acesso direto às redes sociais e isso mudou a forma de controle de opinião. O estranhamento com outras raças e etnias minguou, os ditadores ficaram acuados nas ‘Primaveras Árabes’, as fronteiras da União Europeia foram pulverizadas diante dos acordos comerciais e os avanços tecnológicos transformaram a China em potência industrial”, diz o magistrado.
Com essas e outras discussões, o livro “A Toda Velocidade Possível” traz uma reflexão sobre a velocidade. “Velocidade de mudar, de entender a mudança, de ser parte da mutação desse mundo tão intenso e rico em sua estrutura cultural. Não à toa aparecem constantes referências pop sobre música e literatura, que dão leveza ao texto”, finaliza James Magno.
No prefácio, Érico Renato Serra Cordeiro, juiz titular da Vara do Trabalho de Pinheiro, e escritor, diz que James Magno é um autor que em cada parágrafo, em cada palavra, em cada vírgula, impregna tudo quanto escreve de um irrefreável humanismo e de uma crença inabalável no poder inspirador da arte. E conclui afirmando que, no livro, “James abre as janelas dos seus olhos para o mundo que se move a toda velocidade possível. Felizes de nós, seus leitores, que podemos compartilhar o panorama arrebatador que dali se descortina”.
A obra é o mais recente lançamento da Editora Azulejo, com o selo de publicações da Amatra XVI (Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão).
O Autor – James Magno Araújo Farias é natural de São Luís (MA). Desembargador do TRT-MA desde 2008. Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão, desde 1992, onde leciona as disciplinas Direito do Trabalho e Teoria Geral do Processo. Foi Promotor de Justiça no Ministério Público do Maranhão. É Especialista em Economia do Trabalho pela UFMA e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. Diretor da Escola Judicial do TRT 16 (2009/2013) e Presidente do Conematra – Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (2013/2014). É Professor convidado de Pós-Graduação de diversas faculdades de Direito. Autor do livro “Direitos Sociais no Brasil: o trabalho como valor constitucional” (Azulejo, 2010).
VIII Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – O congresso ocorre em São Luís, nos dias 1º e 2 de agosto, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, ao lado do Pavilhão Multicenter Sebrae, no Cohafuma. As inscrições podem ser feitas no hotsite do congresso e custam R$100 para profissionais e R$50 para estudantes de graduação. Para magistrados, servidores e estagiários do TRT-MA, as inscrições são gratuitas.
Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante (DRT-MA 934)