Nesta quarta-feira (15) será inaugurada, no andar térreo do TRT3, a exposição "Trabalho & Cidadania", organizada pelo Centro de Memória da JT de Minas
Nesta quarta-feira (15) será inaugurada, no andar térreo do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), a exposição "Trabalho & Cidadania", organizada pelo Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas. A exposição será inaugurada pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, e pela desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do Regional, logo após a sessão solene em comemoração dos 70 anos de promulgação da CLT que acontecerá às 15 horas, no plenário da casa.
 
A exposição Trabalho & Cidadania, que irá substituir a antiga exposição Memória da Justiça do Trabalho, que funcionava no mesmo local, agora totalmente reformado, foi planejada de acordo com os atuais conceitos da museologia, empregando recursos tecnológicos, fotos, mobiliário, áudios, vídeos, pinturas, músicas, obras literárias, documentos e objetos que retratam o trabalho em sua diversidade de formas e significados. Buscou, desta forma, atingir seu objetivo principal, que é transmitir a importância do papel que a justiça do trabalho exerce na regulação das forças empreendidas na relação capital x trabalho.
 
O conteúdo da exposição remonta à concepção do trabalho para índios, portugueses e africanos - formadores da nação brasileira - para, a partir do ano de 1500, apresentar a configuração do trabalho ao longo da história do país. Essa representação tem como eixo os temas da ética e da distribuição de direitos e deveres entre os cidadãos. Pretende-se, assim, refletir em que medida uma sociedade de formação escravista, em que o trabalho teve pouca consideração social, tem conseguido transformá-lo em um instrumento de inclusão e cidadania. São poucos os museus que discutem as relações de trabalho no Brasil.
 
A exposição irá alavancar ainda mais o programa Justiça e Cidadania, criado em agosto de 1999 e que trouxe para dentro do Tribunal mais de 15 mil alunos das redes pública e privadas, do ensino fundamental, médio e Universitário e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Justiça e Cidadania se instituiu como ação educativa de reconhecido sucesso da antiga exposição Memória da Justiça do Trabalho.
 
O programa prevê o recebimento de alunos para uma visita monitorada à exposição. Após, os estudantes participam, como partes, de uma audiência trabalhista simulada conduzida por um magistrado. Complementado as atividades, os alunos são encaminhados ao plenário onde assistem ao julgamento de uma das turmas do TRT da 3ª região.
 

Devido ao grau de importância do Justiça e Cidadania, que para sua efetividade envolve ações de magistrados, servidores, associações corporativas, de escolas da capital e do interior do estado, foi decidida a sua inserção no painel de contribuição da Escola Judicial para o planejamento estratégico do TRT da 3ª região, além de cumprir, por sua natureza social e informativa, a meta 4 de 2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).