O Ministério Público do Trabalho pretende renovar parceria com o Centro Internacional de Formação (CIF) de Turim (Itália) para ofertar cursos de capacitação destinados a procuradores do Trabalho. Este será o tema do pleito que o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, e o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, Philippe Gomes Jardim, encaminharão na tarde desta terça-feira (18) ao diretor de Programas de Treinamento do Centro Internacional de Treinamento (ITC na sigla em inglês) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antonio Graziosi.
Camargo e Gomes Jardim integram a delegação brasileira do Ministério Público do Trabalho na Conferência Internacional do Trabalho, que ocorre em Genebra (Suíça) até o próximo dia 20.
O ITC é o órgão de formação da OIT. Já capacitou mais de 200 mil homens e mulheres de 190 países em 45 anos.
Contatos – Nessa segunda-feira (17), Camargo e Gomes Jardim participaram, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, do lançamento do boletim internacional de investigação sindical “Enfrentar o desafio do trabalho precário: a agenda sindical”. O assunto foi tema de debate entre a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), Sharan Burrow, e Peter Rossman, representante da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agricultura, Hotéis, Restaurantes, Catering e Tabaco (Uita).
Eles também estiveram na recepção oferecida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) aos integrantes da delegação brasileira em Genebra. No evento, em conversa com a delegada patronal brasileira, senadora Kátia Abreu (PSD/TO), ela abordou o trabalho escravo contemporâneo no Brasil, pauta da conferência de 2014 da OIT.