Brasília, 11/07/2013 – Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) finalizou a mediação entre a empresa aérea Azul/Trip e o Sindicato Nacional de Aeronautas, em Brasília. A negociação coletiva buscou resolver as diferenças salariais dos mecânicos de pista das empresas Azul e Trip, ocorrida após a fusão destas empresas em 2012.
Para o coordenador-geral de Relações do Trabalho, Mauro Rodrigues de Souza, “o sucesso da mediação se deu pela disposição das partes em negociar”. O acordo firmado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garantiu aos antigos funcionários da Trip o adicional de periculosidade, a estabilidade de 12 meses na nova empresa e o pagamento de um abono correspondente ao percentual de adicional de periculosidade dos últimos 60 meses. Essas mudanças puseram fim a diversos processos judiciais.
Os trabalhadores aprovaram a alteração em seu salário-base, em contrapartida, obtiveram ganho final com a garantia do adicional de periculosidade e com isso anteciparam a solução dos litígios judiciais com recebimento da devida indenização. “Os empregadores diminuíram o passivo da empresa, equipararam os salários de seus mecânicos e evitaram a perda de seu pessoal especializado”, destacou o coordenador.