A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Acre, está investindo na estruturação do Escritório Corporativo, criado por meio de convênio firmado com a 14ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O espaço funciona no andar térreo do prédio do Tribunal, localizado no centro da cidade, entre a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Fórum Barão de Rio Branco.
O advogado Thiago Poersch, diz que, apesar de possuir uma estrutura simples, o escritório vem cumprindo a meta para a qual foi criado, isto é, oferecer o amparo de um profissional do direito ao cidadão que vai ao local em busca de auxílio para suas demandas trabalhistas. Segundo ele, os advogados da Ordem trabalham em escala de plantão e recebem honorário reduzido para atender a demanda da população carente.
"O escritório mantem dois advogados atendendo diariamente uma média de 20 ou mais pessoas que procuram o serviço", detalha, ao enfatizar que o objetivo da Ordem é melhorar a estrutura do local para o acolhimento da população. Ainda de acordo com ele, a partir da criação do escritório, os empregados passaram a ter igualdade nos processos, em relação aos patrões, já que os empregadores detêm maiores recursos financeiros.
Para Thiago Poersch, o serviço dos advogados do Escritório Corporativo é acessível financeiramente ao cidadão e beneficia o próprio profissional, que pode aumentar seus vencimentos, mesmo cobrando pouco, e atuar diretamente no meio social.
O advogado Thiago Augusto Carvalho, um dos plantonistas deste mês, lembra que a ação favorece um conhecimento maior na área trabalhista, além da participação ativa no mercado de trabalho, podendo atuar tanto em seu escritório particular quanto no corporativo. "Temos aqui uma maior integração com a comunidade. Antes do surgimento desse escritório as pessoas recebiam assessoramento de funcionários de boa vontade, mas que não tinham experiência ou formação em Direito. O serviço é bom para todos", comenta.
Joana Navarro, também advogada do Escritório Corporativo, diz que a relação com o público proporciona experiências gratificantes aos profissionais. "É bom ver as pessoas saírem daqui mais confiantes do que quando entraram. Vários são os tipos de reclamações. As principais queixas são referentes a contratos fraudulentos e o fato de o empregado desenvolver várias funções e receber por apenas uma", observou.
Escritório com boas referências
O trabalhador Eliudo Miquino da Cunha, diz que procurou o escritório após receber boas referências de amigos que já haviam estado no local. "A gente busca ajuda para solucionar nossos problemas, e, quando encontra profissionais como esses, dispostos a ajudar sem cobrar altas quantias, é um benefício a mais", enfatizou.
Semelhante a Eliudo, a também trabalhadora Tarcia Ferreira da Silva, já tinha ouvido falar do trabalho prestado pelos advogados da OAB, no Tribunal de Justiça do Trabalho. "Não conhecia esse serviço, mas vim confiante nas referências que recebi e tenho certeza de que eles me ajudarão a resolver o meu problema".