OIT: diálogo social é alicerce da Organização Internacional do Trabalho

 BRASÍLIA (Notícias da OIT) – O Diretor Adjunto do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek, participou da abertura do III Congresso Nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CTE/CNTI), em Luziânia (GO), ao qual esteve presente também o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

“Os trabalhadores, trabalhadoras e suas organizações fazem parte imprescindível da governança e do direito internacional produzido pela OIT, através do processo de diálogo social, um alicerce fundamental da nossa Organização”, disse Gacek. E acrescentou: “na OIT, o movimento sindical é um parceiro igual aos empregadores e ao Estado. Não apenas os governos são responsáveis pela criação do direito do trabalho internacional incorporado pelos Estados do mundo – as Convenções e outras normas do trabalho – mas também os empregadores e os trabalhadores representados pelos sindicatos”.

“Agora há um momento singular no Brasil para praticar e realizar os valores do diálogo social, absolutamente essenciais à democracia, à paz e à justiça social. O movimento sindical brasileiro é um ator e um interlocutor absolutamente indispensável a esse processo”, disse o Diretor Adjunto da OIT.
 
 O congresso da NCST será encerrado nesta sexta-feira (28) e debateu temas como trabalho decente, saúde e segurança no trabalho, igualdade de oportunidade e combate à discriminação, terceirização de mão de obra, entre outros. Participaram mais de 1.500 delegados de entidades filiadas que representam cinco confederações, 82 federações e aproximadamente 1.100 sindicatos, num universo de mais de 10 milhões de trabalhadores.