Servidores, magistrados e advogados tiveram a oportunidade de conhecer, na última sexta-feira (07), as principais funcionalidades da nova versão do PJe-JT, a 1.4.8. Transmitida pela internet para as unidades do interior, a apresentação foi feita pelo juiz do trabalho José Hortêncio Ribeiro Júnior, coordenador nacional de implantação do PJe de 1º Grau.
O usuário irá perceber diretamente em torno de 20 novidades, que se destacam entre as mais de 400 melhorias e correções. Na avaliação de José Hortêncio, que um dia antes da apresentação concedeu uma entrevista ao programa Justiça do Trabalho na TV, a nova versão tornou o “PJe-JT mais fácil de usar”.
O maior ganho trazido pela nova versão, segundo ele, são justamente as melhorias de usabilidade. Seriam mudanças quase “imperceptíveis”, mas com enorme ganho de agilidade. Como exemplo, cita a nova forma de se fazer os autos conclusos ao magistrado. “Antes, o servidor passava por quatro telas distintas, agora é apenas uma”, afirma o magistrado.
Outra funcionalidade que vai destravar o trabalho das unidades, segundo o coordenador, é a permissão para que um mesmo servidor possa operar o PJe-JT sob diversos perfis (assessor de juiz, diretor, assistente de audiência etc). A mesma lógica foi aplicada ao usuário externo. Assim, um profissional que atue representando um município, por exemplo, poderá se cadastrar como procurador e advogado com uma única autenticação.
De acordo com a equipe de implantação do PJe-JT em Santa Catarina, duas melhorias deverão auxiliar bastante o trabalho dos servidores: o controle de prazo na fase de liquidação e execução e a integração com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal
"Acreditamos que a integração vai permitir o acompanhamento de depósitos e a verificação atualizada dos valores online”, diz Luiz Alexandre Bergmann, um dos servidores da equipe. Com a nova funcionalidade, será possível também receber notificações de novos pagamentos e emitir boletos e extratos de contas judiciais.
Álvará eletrônico
José Hortêncio vai mais longe quando fala da integração com os bancos. A versão 1.4.9, que o CSJT pretende disponibilizar em março, contará com o alvará eletrônico. “Será, na verdade, uma simples ordem de pagamento emitida pelo juiz ao banco, que permitirá ao credor receber o valor em qualquer agência do país”, explica.
Por fim, o coordenador nacional do PJe-JT ressaltou que o atual momento do PJe-JT não é de expansão. “A preocupação número um do Conselho é garantir a qualidade do sistema, por isso não estabelecemos nenhuma meta de implantação para 2014”, afirma.
O presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira acompanhou toda a apresentação do juiz José Hortêncio. “O que ficou evidente, após essa exposição, é que o sistema somente continuará evoluindo com a participação e contribuição de todos: servidores, magistrados e advogados”, disse o presidente, no encerramento do evento.
A versão 1.4.8 começa a funcionar no Regional do Ceará a partir da próxima sexta-feira (14). Na 12ª Região, será homologada nos próximos dias, com previsão de instalação para o final de fevereiro ou início de março.

