TRT4: Reunião do Conematra elege nova diretoria e homenageia diretor da Enamat

Nessa terça-feira (26/02), segundo e último dia do 36º Encontro do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho (Conematra), os diretores e coordenadores acadêmicos das Escolas Judiciais de TRTs e entidades associativas discutiram, em assembleia geral realizada pela manhã, diversas questões referentes à atuação dessas unidades. Dentre os pontos abordados, destaque para a discussão quanto ao "Papel do Diretor da Escola Judicial como Ordenador de Despesas", incumbência trazida pela Resolução 159 do Conselho Nacional de Justiça.

Ao final da manhã, outro momento marcante da reunião: uma homenagem ao ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga, diretor da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho), que prestigiou o evento. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Maria Helena Mallmann, entregou uma placa ao ministro. Na ocasião, o então presidente do Conematra, o coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT4, juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra, destacou os avanços promovidos na Enamat na gestão do ministro Aloysio e a forma democrática com que o diretor sempre recebeu as questões encaminhadas pelo Conselho.

A assembleia também elegeu a nova diretoria do Conematra para o biênio 2013/2014, conforme a composição abaixo:

Presidente

Des. James Magno Araújo Farias – TRT16 (Maranhão)

Vice-presidente

Des.ª Flávia Simões Falcão – TRT10 (Distrito Federal)

Secretário

Juiz Flávio Luiz da Costa – TRT19 (Alagoas)

Diretores

Des. Samuel Hugo Lima – TRT15 (Campinas/SP)

Juiz Eduardo Melo de Mesquita – TRT11 (Amazonas e Roraima)

Também ao longo da terça-feira, os assessores das instituições integrantes do Conselho participaram das oficinas “Gestão por Competência e os Itinerários Formativos: a Responsabilidade das Escolas Judiciais” e “Técnicas Pedagógicas”. A primeira atividade foi conduzida pela professora Acácia Zeneida Kuenzer, consultora pedagógica da Escola Judicial gaúcha e também do Conematra. A segunda, pela professora Maria Isabel Cunha.

A abertura do encontro, na segunda-feira, teve conferência do juiz espanhol Félix Azón Vilas. O magistrado é ex-diretor da Escola Judicial da Espanha, instituição com a qual o Conematra acaba de firmar convênio, o qual permitirá que os diretores das EJs brasileiras façam estágios naquele país.