TST: representantes do setor de transporte de cargas visitam a Corte

 Representantes patronais do setor de transporte de cargas visitaram o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, nesta terça-feira (11), para manifestar apoio ao Programa Trabalho Seguro do TST. Neste ano de 2013, a prioridade do programa é o setor de transporte. Eles elogiaram a iniciativa, que entenderam ser uma demonstração da importância do setor.

 
Participaram do encontro os presidentes da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) e da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), Flávio Benatti, e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa.
 
Os presidentes da NTC, Fetcesp e Fetcemg se colocaram à disposição para contribuir com o 2º Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que ocorrerá em setembro e terá um dia dedicado exclusivamente à discussão envolvendo o setor de transporte.  Flávio Benatti, da NTC, deu um panorama atual da atividade e classificou a Lei 11.442/2007, que regula o transporte de carga, e a Lei 12.619/2012, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista, como um avanço para o setor.
 
Além disso, Benatti relatou ao presidente do TST as dificuldades enfrentadas pelo setor, inclusive suas preocupações relativas à insegurança jurídica, principalmente com problemas referentes  à terceirização. O ministro Reis de Paula lembrou que várias questões pertinentes serão enfrentadas no Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a ser realizado em setembro.
 
(Lourdes Tavares/CF)