A Coordenação Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) disponibilizou a versão 1.7.0 do sistema para produção nos Tribunais Regionais do Trabalho nesta sexta-feira, 31 de julho. A nova versão contempla os usuários com diversas melhorias, dentre elas o módulo de Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS) e o Upload Múltiplo de Documentos.
Elaborado pela equipe técnica do TRT de Santa Catarina (12ª Região) e incorporado ao PJe-JT por meio de acordo de cooperação entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Regional, o módulo de Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS) facilitará o controle de prazos processuais e o registro de estatísticas por parte de magistrados e servidores.
De acordo com a Juíza Auxiliar da presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Gisela Ávila Lutz, a GIGS vai permitir que as secretarias de varas e gabinetes façam a gestão dos procedimentos e prazos internos, além do controle de distribuição de tarefas entre servidores e assessores. “A ferramenta foi elaborada diante da necessidade de gerenciar os procedimentos internos das secretarias, já que quando o PJe-JT é instalado em novas Varas, o volume dos processos eletrônicos aumenta exponencialmente”, explicou.
O envio de arquivos ao PJe-JT também será mais simples com o Upload Múltiplo de Documentos. A ferramenta, desenvolvida pela equipe técnica do CSJT, permite que vários arquivos sejam enviados de uma só vez durante o peticionamento em um processo ou em algumas outras funcionalidades que exijam envio de documentos. “Ao invés de enviar um documento por vez, o usuário poderá enviar diversos arquivos de uma só vez e ordená-los conforme a necessidade. O Upload Múltiplo vai atender o aumento da demanda e facilitar o trabalho dos usuários internos e externos do PJe-JT”, afirmou a Juíza Gisela Ávila Lutz.
Próxima versão – A versão 1.8.0 do PJe-JT será liberada para homologação nos TRTs já na próxima segunda-feira, 03 de agosto, e deve apresentar entre as novas funcionalidades, a “Divisão do Acervo em Abas” e novo “Editor Estruturado Simplificado”.
A Divisão do Acervo em Abas promove uma melhoria nos painéis dos usuários internos do PJe-JT. A ferramenta propiciará maior organização e desempenho, uma vez que segmentará os processos do sistema de 1º grau em quatro abas: “Conhecimento”, “Liquidação”, “Execução” e “Arquivo”. No sistema de 2º grau, haverá apenas duas abas: “Caixas” e “Finalizados”.
No que se refere ao “Editor Estruturado Simplificado”, a melhoria da funcionalidade, que já existe no PJe-JT, tem como objetivo simplificar as telas de minuta e de assinatura de minutas de diversas tarefas de primeiro 1º grau do sistema. Foi retirada, por exemplo, a necessidade de clicar nos botões de salvar/transitar o processo para próxima tarefa, proporcionando maior praticidade na produção dos atos processuais.
Para a Juíza Gisela Lutz, além de contribuir para a eficiência dos TRTs, as novas funcionalidades vão otimizar o tempo de trabalho dos usuários e proporcionar maior celeridade na prestação jurisdicional.
Fonte: CSJT