MPT participa de visita ao estado mexicano de Chapias, onde são realizadas políticas públicas de combate ao trabalho precoce
O procurador do Trabalho Rafael Dias Marques – que comanda da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) – participou de uma missão de cooperação entre Brasil e México sobre estratégias de combate ao trabalho infantil. A visita, realizada entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, ocorreu no estado de Chapias e teve o objetivo promover o intercâmbio de boas práticas entre os dois países.
 
A primeira atividade realizada foi uma inspeção nas fazendas de café e banana na região e Talismán, na fronteira entre México e Guatemala. De acordo com o secretário do Trabalho e Chapias, Manoel Sobrino Durán, que acompanhou a visita, a região é palco de um grande fluxo migratório de trabalhadores que chegam do país vizinho para trabalhar durante os meses de colheita. A comitiva visitou ainda fazendas de café Hamburgo, Argovia e Irlanda.
 
“O trabalho precoce é uma das principais formas de violação de direitos humanos, traz consequências insuperáveis para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, sendo que seu enfrentamento deve ser por meio de tríplice responsabilidade, a saber, Estado, família e sociedade”, afirmou Rafael Marques ao Sistema Chiapaneco de Rádio, TV e Cinematografía. 
 
Marques participou também da sessão ordinária da Comissão Interinstitucional para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Chiapas, que reúne órgãos de governo, universidades, sindicatos de empregadores e trabalhadores, organizações da sociedade civil e organismos internacionais.
 
Condecoração – O prefeito de San Cristóbal de las Casas, onde foi realizada, em 28 de fevereiro a Feira de Empregos, Francisco Martínez Pedrero, condecorou o procurador Rafael Marques pelo desempenho suas atividades de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
 

Intercâmbio – A cooperação binacional entre Brasil e México deverá continuar, com a etapa de visita em campo da delegação mexicana no Brasil, a fim de conhecer as ações de enfrentamento ao trabalho infantil que estão sendo realizadas pela rede brasileira de proteção à infância e a juventude.