Portal ganhou uma interface mais concisa, organizada e padronizada, permitindo que se encontre com maior facilidade o serviço e a informação desejada
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal do Trabalho da Paraíba lançou nova versão do Portal. O serviço já era utilizado desde 2008 por advogados, partes e demais jurisdicionados, tanto para consultar processos em tramitação no TRT, quanto para realizar diversas atividades, das quais pode-se destacar o peticionamento eletrônico de iniciais e protocolos, inscrição para sustentação oral, Push, acesso ao Diário de Justiça Eletrônico e outras.
 
A nova versão conta com melhorias de diferentes tipos. No âmbito da infraestrutura tecnológica, destacam-se a evolução da segurança e também um tratamento mais eficaz das sessões de usuário e utilização de recursos, permitindo que os serviços permaneçam mais estáveis e os períodos de indisponibilidade e instabilidade sejam reduzidos.
 
Com relação ao visual, o Portal ganhou uma interface mais concisa, organizada e padronizada, permitindo que se encontre com maior facilidade o serviço e a informação desejada. A inserção de links para navegação estrutural, os "breadcrumbs" (links que informam a localização atual na estrutura do Portal) permite ao usuário maior clareza na operação. Novas instruções para realização de tarefas específicas, como o cadastro, a liberação presencial e a utilização ou não do PJe-JT foram também inseridas. Melhorias nas mensagens e avisos de erros do Sistema e do próprio usuário permitirão resolver problemas com maior rapidez. Foi implementado também um cronômetro que informa o tempo que o usuário possui para trabalhar antes que sua sessão expire.
 
Uma mudança importante foi realizada na Petição Inicial e no Protocolo. Agora, o advogado poderá enviar documentos por etapas, pois a cada envio de arquivo .pdf o sistema já registrará o mesmo na base de dados. Desta forma pode-se iniciar a protocolização em um dia e, caso se verifique a falta de um documento, pode-se concluir o envio apenas no dia seguinte, sem perder o trabalho efetuado até então. “Para se trabalhar de forma mais eficiente com esta nova funcionalidade, sugere-se que cada advogado possua um login individual, pois o uso concomitante de um login compartilhado não é recomendado e pode gerar dificuldades”, disse o diretor da Setic, Ângelo Guido.
 

Há ainda um novo quadro de avisos na página principal, que permite manter informações atualizadas sobre mudanças no estado atual dos serviços e oferece dicas para resolver problemas comuns. “Com a nova versão, a Setic espera dar mais satisfação ao jurisdicionado, proporcionando uma experiência mais agradável e contribuindo com sua produtividade, lembrou o diretor.