AASP é um patrimônio da advocacia não só de São Paulo, mas do Brasil, tanto pela inegável prestação de serviços quanto pela luta em defesa das prerrogativas profissionais
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil homenageou a Associação dos Advogados de São Paulo nessa segunda-feira, 2 de dezembro, por seus 70 anos de fundação. Ao justificar a iniciativa, o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou: “A AASP completou 70 anos de existência em 2013, e o Conselho Federal da OAB não poderia deixar de homenagear a maior entidade de advogados do país de associação voluntária e que presta tão relevantes serviços à comunidade jurídica”.
 
A AASP foi representada na cerimônia pelo seu presidente Sérgio Rosenthal, por diretores, conselheiros e ex-presidentes. Também prestigiaram a solenidade os presidentes da OAB-SP e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Marcos da Costa e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, respectivamente.Ao manifestar-se, Marcos da Costa externou seu reconhecimento à AASP: “A AASP é um patrimônio da advocacia não só de São Paulo, mas do Brasil, tanto pela inegável prestação de serviços quanto pela luta em defesa das prerrogativas profissionais". Ele lembrou ainda que o art. 133 da Constituição Federal, que trata da indispensabilidade do advogado na administração da Justiça, nasceu na AASP e falou da integração que existe entre o IASP, a OAB-SP e a AASP, “união que permite às entidades superar obstáculos que naturalmente são colocados por autoridades e pela sociedade”. Lembrou ainda que dois ex-presidentes da AASP, Mario Sérgio Duarte Garcia e José Roberto Batochio, presidiram também o Conselho Federal da OAB e a OAB-SP.
 
O ex-presidente da AASP Marcio Kayatt, empossado conselheiro federal no início da sessão, também ocupou a tribuna e declarou ao final de seu discurso: “Feliz a categoria que dispõe de duas entidades tão respeitadas e de serviços complementares como a OAB e a AASP para lutar de mãos dadas pelos interesses da classe”.
 
Ao fazer uso da palavra, Sérgio Rosenthal inicialmente saudou o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os integrantes da mesa e do Conselho, agradeceu a presença e o constante apoio dos presidentes do IASP e da OAB-SP e fez uma saudação especial aos diretores Leonardo Sica (vice-presidente), Luiz Périssé Duarte Junior (1º secretário), Alberto Gosson Jorge Junior (2º secretário), Fernando Brandão Whitaker (1º tesoureiro) e Luís Carlos Moro (diretor cultural), aos conselheiros (Dina Darc Ferreira Lima Cardoso, Fátima Cristina Bonassa Bucker, Paulo Roma, Renato José Cury, Roberto Parahyba de Arruda Pinto, Rogério de Menezes Corigliano e Viviane Girardi) e aos ex-presidentes (Antonio Ruiz Filho, Marcio Kayatt, Fábio Ferreira de Oliveira e Arystóbulo de Oliveira Freitas), que o acompanharam ao evento, enaltecendo a dedicação e a paixão de todos pela Associação.Ao agradecer a homenagem, Rosenthal fez referência ao apoio do Conselho Federal à advocacia paulista em 2013: “Tivemos em São Paulo um ano repleto de desafios. Iniciamos com a implantação do processo eletrônico, traumática em nosso Estado, e ainda tivemos que lidar com a absurda tentativa de limitação do horário de atendimento aos advogados nos fóruns estaduais. Mas é importante que se diga: em todas as batalhas que travamos tivemos este Conselho Federal ao nosso lado”.
 
Segundo ele, porém, não foi somente na defesa das prerrogativas que a entidade contou com o apoio da OAB federal. “O convênio estabelecido entre a AASP e a Escola Nacional da Advocacia possibilitou que os tradicionais cursos oferecidos pela nossa entidade chegassem a mais de 400 cidades espalhadas por todo o Brasil, permitindo assim que inúmeros advogados pudessem desfrutar desse fantástico instrumento de aprimoramento profissional.”
 
“Não fosse o apoio constante deste Conselho, da Seccional paulista da OAB e do Instituto dos Advogados de São Paulo, nós certamente não chegaríamos a este aniversário de 70 anos com quase 93 mil advogados associados voluntariamente, 60 milhões de intimações entregues por ano e mais de 50 mil certificados digitais emitidos. É por essa razão que não temos dúvida nenhuma em afirmar que somente essa união permitirá que continuemos trilhando o caminho que nos leva a uma advocacia mais forte, mais digna e mais respeitada”, finalizou Rosenthal.
 
Homenagem na AMB
 

Na mesma data, 2/12, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União, José Barroso Filho (Amajum), também homenagearam a AASP por seus 70 anos de fundação. A solenidade foi realizada durante visita dos diretores, conselheiros e ex-presidentes da AASP à sede da AMB.