Com a versão 1.4.8 do PJe-JT, id’s de documentos criados em uma instância são mantidos como identificadores quando processos forem enviados para outras instâncias
Na atual versão do PJe-JT, o número do id de determinado documento é alterado quando o processo é remetido para o 2º grau ou quando é devolvido por este ao 1º grau. A alteração do valor do id resulta na perda de referência dos documentos criada na instância de origem.
 
Esse problema foi corrigido na versão 1.4.8 do PJe-JT. No novo formato, os ids dos documentos criados numa instância de origem serão mantidos como identificadores dos documentos dos processos quando estes forem enviados para outras instâncias.
 
Na nova versão, ao se criar qualquer documento no processo, na coluna “id”, localizada no grid “Documentos”, aba “Processos” e tela “Detalhes do processo”, será apresentado um novo identificador de documento alfanumérico (formado por “letras” e “números”), contendo sete caracteres sem sequência lógica (Ex. "3b9ed72”).
 
Esse novo identificador de documento servirá como referência única, sendo preservada tal numeração em qualquer instância da aplicação PJe (1º e 2º ou TST).
 
O mesmo valerá para documentos criados nas instâncias superiores e visualizados nas instâncias inferiores, para os casos de baixa de processos para instâncias inferiores.
 
Para documentos de processos criados antes da versão 1.4.8 do PJe, serão mantidos os mesmos ids de referência do documento, com as mesmas quantidades de caracteres e formato - somente novos documentos criados no processo terão ids apresentados com a nova formatação.
 
Os documentos dos processos remetidos ou baixados antes da versão 1.4.8, apresentarão os mesmos identificadores do documento quando criados numa instância. Ou seja, o id do documento criado na instância de origem passará a ser exibido nas outras instâncias do PJe. Com isso, serão recuperadas as referências entre documentos feitas com os ids na instância de origem e permitindo que usuários de outras instâncias façam uma leitura coerente das peças do processo.
 
Por se tratar de processos que já tramitavam antes da versão 1.4.8 - que incluía a alteração de ids quando ocorria mudança de instância - essa solução poderia causar outra perda de referência.
Então, para que não ocorra essa segunda perda de referência nos documentos, será exibido na grid de documento, coluna "Id", da instância de destino (2º grau) o ícone . Ao posicionar o mouse sobre esse ícone, será exibido o número do id antigo que identificava com outra numeração o documento na instância em que o processo está tramitando (no caso, 2º grau).
 
Essa é uma das 27 melhorias da versão 1.4.8 do PJe-JT destacadas pelo Concelho Nacional de Justiça (CSJT). A nova versão está em fase de teste pelo TRT-PR. As melhorias serão disponibilizadas após homologação pelo Tribunal.
 
Conheça em detalhes a inovação AQUI.
 
Confira a seguir outra melhoria da nova versão destacada pelo CSJT.
 
 
PJe: Nova versão será acessível por dispositivos móveis
 
A possibilidade de acesso a um processo eletrônico sem a exigência da assinatura digital é uma das alterações apresentadas pela versão 1.4.8 do PJe-JT (Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho). O novo dispositivo agrupará 1º e 2º graus em uma só tela e permitirá a consulta integral aos autos digitais utilizando login e senha como credenciais.
 
Por meio da nova funcionalidade, será possível acessar os autos a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Advogados e jurisdicionados poderão, também, visualizar os documentos de domínio público, como as sentenças e os acórdão (ressalvados os que tramitam em segredo de justiça), na versão atual só acessíveis aos que possuem a assinatura digital.
 
Após informar seu login e senha, o usuário poderá consultar as peças digitando o número dos autos. O sistema exibirá a interface com detalhes do processo, incluindo as informações básicas (nome das partes e dos advogados) e uma lista dos documentos e movimentos dos autos, em ordem cronológica, sendo os primeiros os mais recentes.
 
Outro incremento que o dispositivo traz é a possibilidade de download do processo completo. O sistema disponibilizará um arquivo em formato pdf contendo todos os documentos do processo.
 
O acesso sem assinatura digital aos autos que tramitam no PJe-JT é uma das 17 melhorias que o CSJT destacou da versão 1.4.8 do sistema. As alterações foram divulgadas neste mês pelo Conselho e beneficiarão todos os TRTs do país.
 

A nova versão está em fase de teste pelo TRT-PR. As melhorias serão disponibilizadas após homologação pelo Tribunal.