Márcio Thomaz Bastos proferiu palestra de encerramento sobre o tema “Advocacia Criminal, Passado e Presente. Evolução ou Retrocesso”
O ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos proferiu a palestra de encerramento do XII Encontro Nacional dos Jovens Advogados – Os Desafios da Advocacia Contemporânea. Ele tratou sobre o tema “Advocacia Criminal, Passado e Presente. Evolução ou Retrocesso?”.
 
Durante seu discurso, ele disse que acha importante a classe discutir a respeito do direito de defesa e das garantias da Constituição Brasileira. “O direito de defesa atualmente está sobre ataque no Brasil. Os advogados são responsabilizados por culpas que eles não têm”.
 
Márcio Thomaz Bastos acrescentou que os sistemas judiciário, policial e penitenciário brasileiros são muito ruins. “É um celeiro de reincidência de criminalidade e de impunidade. E o que está acabando é atribuindo a culpa disso aos advogados”.
 

Ele ainda salientou que os advogados exercitam o direito constitucional de defender os valores mais altos da liberdade, do dever do processo legal, da presunção de inocência e não podem ser culpados pela demora nos processos. “essa culpa deve recair sobre a lentidão da justiça, a dificuldade da polícia e um sistema penitenciário que ao invés de regenerar torna as pessoas naturalmente candidatos à reincidência”.