Sindicato dos Trabalhadores em Agências e Empresas de Turismo do Estado do Pará e a Paratur acordaram reajuste de 7,61 % e aumento no auxílio alimentação de 10%
Aconteceu na sexta-feira (18), pela manhã, audiência de Conciliação em Dissídio Coletivo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Agências e Empresas de Turismo do Estado do Pará e a Paratur.
 
Durante a audiência, presidida pelo Desembargador do Trabalho Vicente José Malheiros da Fonseca, ficou acordado o reajuste salarial no valor de 7,61 % e o aumento do auxílio alimentação de 10%, além de garantir benefícios que os trabalhadores já haviam adquirido em outra convenção.
 
[Além dos reajustes, foi também acertada a criação de uma comissão, no sentido de fazer estudos para viabilizar o pagamento de adicional de insalubridade, mediante laudos técnicos específicos.
 
Além do Desembargador e representantes das partes envolvidas, a audiência contou também com a presença de representante do ministério Público do Trabalho e da Procuradoria do Estado do Pará.
 
Para o Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, a negociação é sempre o melhor caminho. “Negociar é a melhor solução em qualquer conflito, muito particularmente do conflito coletivo, pois são muitas cláusulas, mas houve um encaminhamento razoável, não digo tranquilo, mas bem negociado de diversas clausulas, muitas delas são conquistas da categoria e devem que ser mantidas como determina a constituição”.
 
Para, Daniele Diaz Tomaz, advogada da Paratur, a audiência foi muito bem conduzida pelo Desembargador, pois o mesmo conseguiu chegar a um resultado comum.“ Estou falando no sentido de estruturar a audiência para que não ocorresse prejuízo para as partes. Achei que no final, ficou uma convenção coletiva justa. A Conciliação é sempre o melhor caminho, pois tenta chegar num ponto comum para que não haja desgastes para todas as partes”, afirmou a advogada.
 
O presidente do sindicato dos trabalhadores, Pedro Marinho Farias, após fechar o acordo, já pensa em novas vitórias para 2014. “Ano que vem estamos de volta, trazendo novas propostas para tentar recuperar as perdas deste ano, em relação ao reajuste. “

O acordo será homologado na quinta-feira ( desta semana na Sessão Especializada I.