Museu da Imagem e do Som do Ceará abrirá, na segunda-feira (23/9), exposição "Os avanços da Consolidação das Leis do Trabalho”, sobre os 70 anos da CLT
A partir da próxima semana, o público do Museu da Imagem e do Som do Ceará poderá conhecer um pouco mais sobre a história da legislação trabalhista no Brasil. Será aberta, na segunda-feira (23/9), a exposição "Os Avanços da Consolidação das Leis do Trabalho”, com uma detalhada cronologia sobre os 70 anos da CLT. Organizada em 20 painéis, a exposição foi cedida ao museu pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará.
 
O ponto de partida da exposição é a trajetória de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que, antes da publicação da Lei Áurea, liderou um grupo de jangadeiros cearenses responsável por fechar o porto de Fortaleza e impedir o desembarque de escravos.
 
O visitante também conhecerá um pouco mais sobre a Encíclica "Rerum Novarum", publicada pelo papa Leão XIII, em 1881, e a influência dela sobre a CLT.
 
Já nos painéis sobre a história contemporânea do Brasil, o visitante entrará em contato com algumas das mudanças recentes na CLT.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará está localizado na Av. Barão de Studart, 410.
 
Justiça do Trabalho: Também na próxima segunda-feira (23/9), o TRT/CE abre as portas de seu prédio-sede para a população visitar a exposição “Cenas da Dança Cearense”. A exposição integra a programação da 7ª Primavera de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, até o dia 4 de outubro.
 
A exposição “Cenas da Dança Cearense” é uma homenagem aos artistas que contribuíram para “coreografar” a história da dança cênica cearense. A mostra fotográfica é composta por 51 imagens, em suportes emoldurados verticais e horizontais de 40x30 centímetros.
 
As fotografias mostram expressões coletivas e individuais de mulheres, homens e crianças manifestando diversas coreografias. Os atos artísticos são encenados em lugares como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Teatro José de Alencar e o Náutico Clube, em diferentes datas que vão de 1920 aos anos 2000.
 
O prédio-sede do TRT/CE está localizado na Av. Santos Dumont, 3384, Aldeota.