MPT-SE e a Fundacentro realizaram o seminário “Proteção à saúde: agentes comunitários e de endemias”, no Rotary Club, em Lagarto (SE)

 Aracaju – O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Fundacentro realizaram nesta sexta-feira (23) o seminário “Proteção à saúde: agentes comunitários e de endemias”, no Rotary Club, em Lagarto (SE). Os participantes do evento discutiram o papel da categoria no desenvolvimento da atenção à saúde do trabalhador.

 
O procurador do Trabalho Manoel Adroaldo Bispo afirma que, em primeiro lugar, a integridade física e a saúde desses trabalhadores deve ser garantida. “O agente de saúde e endemia é um propagador desses temas, pois visita as residências e se depara com a realidade do trabalhador. As equipes que atendem nas unidades de atenção básica devem, assim, estar alertas para problemas decorrentes da atividade profissional de quem está sendo atendido.”
 
A cidade de Lagarto tem uma unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e está vinculada aos órgãos de saúde de Simão Dias, Tobias Barreto, Poço Verde, Riachão do Dantas e Salgado. O município também é alvo de uma pesquisa que avalia a contaminação dos trabalhadores da citricultura pelo veneno agrícola.