A I Conferência sobre Educação Integral foi um sucesso total. Tanto em público como na mídia presente ao evento.

 O Auditório do Cemure esteve lotado de políticos, professores, dirigentes escolares, secretários de educação, juristas, advogados, sindicalistas, entre tantos outros. Todos compareceram para ver e ouvir uma das autoridades internacionais em educação integral, o senador Cristovam Buarque que esteve presente no evento como conferencista, bem como acompanhar a o Lançamento do Guia Prático da Cidadania escrito por Luiz Gomes, Rafaela Marques e Yraguacy Araújo.

Muitos jornalistas de vários veículos de comunicação do estado também estiveram no evento para fazer uma ampla cobertura da Conferência. Em coletiva, Cristovam Buarque pode falar sobre a importância do lançamento obra literária como uma referência em educação e para o exercício da cidadania, defender a federalização do ensino e se posicionar politicamente em relação ao governo Dilma e aos recentes protestos ocorridos no país.

 Ainda compareceram na solenidade o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a Secretária de Educação, Justina Iva, secretária estadual da Educação, Betãnia Ramalho (representando o Governo do Estado), deputado estadual Hermano Morais (representando a Assembleia Legislativa) e a juíza Simone Jalil (representante do TRT 21ª Região).

 Lançamento - O presidente da Anatra, Luiz Gomes, agradeceu a todos os presentes destacando a importância do evento e do lançamento do Guia Prático da Educação para a Cidadania. Trata-se de uma obra direcionada para possibilitar professores e demais interessados em disseminar noções de cidadania.

A obra prefaciada pelo senador Cristovam Buarque aborda diversos ramos do Direito. A idéia dos autores é democratizar o conhecimento jurídico, muitas vezes, restrito apenas aos seus profissionais.

 São apresentados os principais questionamentos do saber jurídico nas áreas de Direito Constitucional, Família, Previdenciário, Ambiental, Eleitoral, etc., no intuito de contribuir para uma formação cidadã, que têm nos docentes, atores principais.

Luiz Gomes ressaltou que a força motriz deste trabalho pode ser resumida na seguinte frase: o conhecimento dos Direitos precede ao exercício da cidadania plena. “E, de certo, o papel dos profissionais desta área aliada aos professores contribuirá para a consecução de um dos princípios fundantes do Brasil: a Cidadania”, afirmou o advogado.

Para uma das autoras do livro, a advogada e, atualmente, Chefe do Gabinete da Educação Estadual, Yraguacy Araújo, o livro serve de instrumento de aprendizado para pessoas ligadas ao ensino: “o guia é uma obra servirá para que as pessoas tenham um entendimento mais próximo do conhecimento jurídico, como temas que vão do direito constitucional, ambiental, trabalhista. Isso contribui na formação cidadã daqueles que tem um papel fundamental na sociedade, o docente.”

“Agradecemos ao senador Cristovam Buarque por estar presente ao evento não só como conferencista, mas pelo fato de fazer parte do Guia Prático para Educação para a Cidadania ao redigir seu prefácio. Temos a certeza que a iniciativa fará a diferença necessária para propiciar o conhecimento ao exercício pleno da cidadania através educação do país”, afirmou Rafaela marques uma das autoras do livro.

Conferência – O senador Cristovam Buarque agradeceu a oportunidade de estar no estado para o lançamento do Guia Prático. Desde que foi apresentado ao projeto logo percebi seu potencial. Trata-se de uma obra que pode contribuir para a educação inclusiva cidadã.

Cristovam Buarque ainda abordou três pontos que, segundo ele, vem sendo questionado pela maioria dos brasileiros. Porque a educação é tão ruim; Porque no Brasil não se dá tanta importância a educação; e o que está acontecendo no país em função das últimas manifestações.

O senador disse que defende a federalização das escolas e que o Brasil tem condições de fazer melhorias educacionais. “Defendo a federalização sem centralização e com liberdade pedagógica. De acordo com ele, é fundamental a participação de prefeitos e governadores para a confecção do currículo. “È preciso que se faça um grande movimento nacional com essa bandeira. Vale à pena abdicar de certos interesses para investir na educação, é por isso que estou aqui. “Precisamos de apoiadores para essa luta, de pessoas que se considerem educadores para fazer uma revolução brasileira por meio da educação”.

Após o lançamento várias prefeituras do estado se mostraram interessadas em firmar parcerias para possibilitar aos alunos da rede municipal de ensino o conhecimento necessário sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

Sem sobre de dúvidas foi um momento histórico para a Anatra que, em seu curto mais atuante período de existência, está no caminho certo para alcançar novas perspectivas e crescer junto com advocacia trabalhista em seus ideais e conquistas.