Seccional da OAB/GO se reuniu com outras 30 instituições da sociedade civil para instalar o Comitê da Reforma Política

 Goiânia – A Seccional da OAB de Goiás se reuniu nesta segunda-feira (8) com outras 30 instituições da sociedade civil para instalar o Comitê da Reforma Política. O grupo terá como tarefa promover amplo debate sobre a legislação eleitoral e coletar assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular. O evento contou com a presença do secretário-geral da OAB nacional, Cláudio Souza Neto, além do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Marlon Reis, e secretário da Comissão Especial para a Reforma Política e Democrática da OAB, Aldo Arantes.

 
"As 30 entidades parceiras são indispensáveis para conseguirmos a reforma política, porque é essa capilarização do movimento que vai mobilizar a sociedade a mudar o Brasil", afirmou o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio. "Não tenho dúvida de que à medida que aumentar o número de assinaturas o Congresso Nacional sentirá a necessidade de atender a sociedade, com já vem fazendo desde que o povo foi às ruas."
 
Cláudio Souza Neto destacou que a proposta da campanha tem os olhos voltados para a realidade do Brasil. "Empresas não fazem doação de campanha, fazem investimento, porque esperam retorno do político eleito", afirmou. Ele contou, ainda, que as OABs de cada estado estão engajadas na mobilização. "Parabenizo o presidente Henrique Tibúrcio, porque Goiás saiu na frente."
 
Tibúrcio escalou o secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, para coordenar o Comitê da Reforma Política. Além de compor a diretoria da Ordem, Meirelles é advogado eleitoral. "Os dois pontos principais que precisam mudar são o financiamento de campanha e o formato de eleição dos parlamentares, que sofrem a maior crise de representatividade", afirmou.
 
Toda a sociedade é convidada a participar do movimento, sobretudo do abaixo-assinado. Para coletar as assinaturas, basta acessar o site www.eleicoeslimpas.org.br e clicar no ícone "materiais". Após imprimir o formulário, é só fazer a coleta de assinaturas. "Todas as informações devem ser devidamente preenchidas", alerta o coordenador do Comitê.
 
Os formulários preenchidos devem ser enviados para a sede da OAB-GO (Rua 1.121, nº 200, Setor Marista - CEP 74175-120. Mais informações no www.oabgo.org.br.
 
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-GO)