Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado contou com a assistência técnica da OIT, os bois Garantido e Caprichoso participaram de um trabalho de conscientização contra o trabalho infantil

 BRASÍLIA (Notícias da OIT) – Pelo segundo ano consecutivo, a luta contra o trabalho infantil no Amazonas contou com o apoio de dois tradicionais rivais no Festival Folclórico da cidade de Parintins, realizado na semana passada e cuja repercussão é nacional. Em uma ação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado, que contou com a assistência técnica da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os bois Garantido e Caprichoso participaram de um trabalho de conscientização contra o trabalho infantil.

O objetivo da mobilização foi firmar a carta de compromisso para implementação e fortalecimento das ações na erradicação do trabalho infanto-juvenil, definindo estratégias de garantia dos respectivos direitos. O ato mobilizou órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, turistas e cidadãos do município e foi encerrado com um show, para o lançamento da toada 'Ciclo da Vida’, música-tema na erradicação do trabalho infanto-juvenil no Estado.
Mais de 2.900 crianças trabalham informalmente na Ilha Tupinambarana, segundo dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas vésperas do Festival Folclórico, a exploração das crianças aumenta devido à busca pelo aumento da renda familiar e as crianças são usadas para panfletagem, venda ambulante, trabalho doméstico e exploradas sexualmente.