A Seccional realizará ato público em prol da reforma política que reunirá partidos, sindicatos, entidades de classe, movimentos sociais, entre outros representantes da sociedade
A Seccional vai realizar, nesta segunda-feira, dia 24, às 10h, um ato público em prol da reforma política que vai reunir partidos, sindicatos, entidades de classe, movimentos sociais, entre outros representantes da sociedade. O ato, que também tem como objetivo formar um comitê para dar seguimentos aos debates sobre o tema, será no 9º andar da sede da OAB/RJ
 
A iniciativa da entidade surgiu a partir das manifestações que tomaram as ruas do país nesta segunda-feira, dia 17. Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, os protestos que mobilizaram centenas de milhares de pessoas em diversas cidades do país refletem a crise representativa das instituições democráticas e apontam para a necessidade de uma reforma política.
 
 "A Ordem vai cumprir seu papel institucional, que é cobrar da autoridade pública a busca por soluções. É inegável a necessidade de uma reforma política. A crise representativa é mundial, e se manifesta mais fortemente entre os jovens, mas os políticos no Brasil precisam entender que estão perdendo os canais democráticos de representação política. A população não compreende a atuação dos poderes estabelecidos, as disputas entre o Legislativo, Executivo e Judiciário", afirma Felipe.
 
  "Há uma crise das instituições, e a reforma política é a única saída que fortalece a democracia. E deve ser uma reforma política ampla, que discuta o financiamento de campanhas eleitorais e outros pontos, e também que inclua os diversos setores da sociedade no debate, por meio de audiências públicas, plebiscitos", acrescenta.