OIT realizará sua 102ª Conferência Internacional do Trabalho de 5 a 20 de junho de 2013. Membros da OIT discutirão temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e o diálogo social

 GENEBRA (Notícias da OIT) – A Organização Internacional do Trabalho realizará sua 102ª Conferência Internacional do Trabalho de 5 a 20 de junho de 2013. Cerca de 5.000 delegados representando governos, empregadores e trabalhadores dos 185 Estados Membros da OIT discutirão, entre outros, temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável e o diálogo social.

O Departamento de Comunicação da OIT preparou uma página especial sobre a 102ª Conferência na qual poderão ser acessadas todas as informações sobre a reunião, tais como a Memória do Diretor Geral, que trata do tema “Diante do Centenário da OIT: Realidades, renovação e compromisso tripartite”. No anexo da Memória, é analisada a situação dos trabalhadores nos territórios árabes ocupados.
Todas as informações serão atualizadas diariamente no endereço: http://www.ilo.org/ilc/ILCSessions/102/lang--es/index.htm
 
A página do Escritório da OIT no Brasil www.oit.org.br  também trará todas as informações relevantes sobre a Conferência.
 
Os pontos mais importantes da agenda da 102ª Conferência incluem:
 
·         Emprego e proteção social no novo contexto demográfico – O “envelhecimento da população” tem profundas repercussões nas políticas de emprego e de proteção social. Incidirá no trabalho e na escassez de qualificações, na produtividade e na renda, na pobreza e na informalidade, na cobertura da proteção social, na sustentabilidade dos regimes de seguridade social, nas migrações e em muitos outros âmbitos que requerem respostas normativas estruturais, visionárias, idôneas e que sejam aplicadas a tempo.
 
·         O desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e os empregos verdes – Preservar o meio ambiente natural e garantir o acesso ao trabalho decente para todos são temas tidos como desafios que definem o século XXI. A crise econômica mundial que perdura exacerbou os problemas sociais e ecológicos, mas ao mesmo tempo afiançou-se o reconhecimento da importância primordial do trabalho decente frente ao desenvolvimento sustentável.
 
·         Diálogo Social – As tendências, os desafios e as oportunidades relacionadas com os atores e as instituições de diálogo social através de uma avaliação das diversas realidades e necessidades que existem no contexto da globalização.