Cidadão terá acesso a matérias especiais sobre julgamentos, às reportagens da TVTRT10, ouvirá as matérias de rádio compartilhará e curtirá informações sobre matérias trabalhistas

 Missão dada é missão cumprida. A frase traduz o sentimento da equipe do Núcleo de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) com a conclusão da tarefa de incluir a Corte nas principais mídias sociais da atualidade – como parte das ações destinadas a dar mais transparência às ações do Tribunal. O desfecho desse projeto poderá ser conferido na próxima segunda-feira (29/4) – às vésperas do Dia do Trabalho – quando será lançado o perfil oficial do TRT10 que faltava nas mídias sociais: o do Facebook (www.facebook.com/trt10oficial).

Na página, o cidadão terá acesso a notícias e matérias especiais sobre julgamentos da Justiça do Trabalho na Décima Região (Distrito Federal e Tocantins), poderá assistir às reportagens da TVTRT10, ouvir as matérias de rádio do Tribunal e ainda conferir álbuns de fotos de eventos, bem como compartilhar e curtir informações sobre direitos e deveres trabalhistas. E para garantir mais acesso, transparência e interatividade, as mensagens com dúvidas e questionamentos de usuários serão encaminhadas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), de responsabilidade da Ouvidoria do Tribunal. As manifestações de usuários na página serão regidas por uma Política de Participação, documento que estará também acessível para consulta no Facebook.
Segundo a presidente do TRT10, desembargadora Elaine Vasconcelos, ao estar presente nesta importante mídia social que é o Facebook, a instituição está concluindo com êxito uma das etapas de modernização e ampliação dos canais de comunicação com a sociedade. “Esse foi um compromisso firmado no início da minha gestão em 2012. E não haveria momento mais oportuno para um projeto como esse ser consolidado como na semana em que se comemora o Dia do Trabalho. Ainda mais diante do contexto social atual de muitas discussões sobre novos direitos e novas relações trabalhistas”, comentou a magistrada.
A inclusão do TRT10 nas mídias digitais integra o projeto de Comunicação Web 2.0 do Núcleo de Comunicação Social do órgão e o planejamento estratégico do Tribunal. “Esta é uma ação que faz parte do projeto estratégico Divulgando na Mídia, cujo objetivo é possibilitar ao público externo o acesso a informações relevantes do TRT10, como também demonstrar a atuação institucional por meio da divulgação de realizações internas de interesse da sociedade”, explica a coordenadora do Núcleo de Comunicação Social (Nucom), jornalista Ana Cristina Sampaio Alves.
A responsável pelo projeto, jornalista Etiene Gomes Carvalho, reforça que o projeto de implantação de mídias sociais no TRT vai dar mais transparência às ações do Tribunal e que o lançamento da página do Facebook consolida a presença da instituição nesse segmento. “Agora teremos a fase de acompanhamento, manutenção e monitoramento dos acessos, de forma a direcionarmos nossos esforços para o que a população mais precisa: informação acessível e de qualidade sobre o mundo do trabalho”, afirma.     
O TRT-10ª Região está presente nas seguintes mídias sociais: YouTube (www.youtube.com/tvtrt10) com o canal TVTRT10, no Flickr (www.flickr.com/photos/trt10_oficial), no Twitter (www.twitter.com/TRT10oficial), no  Soundcloud com o canal da Rádio TRT10 (www.soundcloud.com/trt10oficial), e agora no Facebook (www.facebook.com/trt10oficial)