Conjunto de fotos históricas, reproduções de documentos e uma cronologia narra os antecedentes e os 70 anos do documento que disciplinou as relações trabalhistas no Brasil

 O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) inaugura na próxima quinta-feira (2/5) a exposição “Os avanços da Consolidação das Leis do Trabalho”. Um conjunto de fotos históricas, reproduções de documentos e uma detalhada cronologia narra os antecedentes e os 70 anos do documento que disciplinou as relações trabalhistas no Brasil. Organizada em 20 painéis, a exposição poderá ser vista até o dia 14 de maio, no prédio sede do TRT/CE, de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e 15h30.

 
A exposição começa narrando a trajetória de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que, antes da publicação da Lei Áurea, liderou um grupo de jangadeiros cearenses responsável por fechar o porto de Fortaleza e impedir o desembarque de escravos. O visitante também conhecerá um pouco mais sobre a Encíclica "Rerum Novarum", publicada pelo papa Leão XIII, em 1881, e a influência dela sobre a CLT.
 
Nos painéis sobre a história contemporânea do Brasil, o visitante da exposição entrará em contatato com algumas das mudanças recentes na CLT. “A exposição nos permite uma rápida viagem ao passado, a fim de conhecer um pouco mais sobre o contexto histórico, público e social em derredor do surgimento desse relevante documento jurídico”, afima a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar.
 
Itinerância: Em 15 de maio, a exposição seguirá para o Fórum Autran Nunes e permanecerá por lá até o dia 31. A partir de junho, a exposição circulará pelas varas do trabalho localizadas no interior do estado.