Com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes de trabalho, o TRT2 promoveu, na manhã dessa quarta-feira (24), no vão livre do Masp, uma série de atividades

 Com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes de trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região promoveu, na manhã dessa quarta-feira (24), no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), uma série de atividades.

 
Diversos parceiros participaram da ação. Entre eles estavam os Correios, com apresentação de esquetes teatrais; a empresa Odebrecht, com aulas de ginástica laboral; o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci), com aferição da pressão arterial e da glicose no sangue.
 
Também estiveram presentes a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros expondo o material utilizado no resgate de pessoas e no socorro a acidentes, a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo que realizou maquiagem que simulavam ferimentos provocados por acidentes laborais. Ainda foram distribuídos panfletos informativos e apresentados vídeos sobre o trabalho seguro.
 
A Fundacentro, instituição do Ministério do Trabalho e Emprego, contribuiu com a apresentação do cordelista Tião Simpatia e com a Cerimônia da Vela, uma homenagem às vitimas de acidente de trabalho que ocorre em todo o mundo no Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho e Doenças relacionadas ao Trabalho.
 
A procuradora da Fundacentro, Maria Cristina de Barros, elogiou a iniciativa. “Essa ação representa efetividade do nosso trabalho. Não adianta o pesquisador ficar encastelado no laboratório, se o trabalhador não sabe que a Fundacentro existe para cuidar da Segurança e da Saúde deles. Por isso, estamos aqui para divulgar nosso trabalho”, afirmou.
Um dos integrantes da Comissão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do TRT-2, juiz da Vara do Trabalho de Guarulhos, Márcio Granconato, avaliou como positivo o resultado dos eventos. “Penso que atingimos nosso objetivo que era orientar os trabalhadores, principalmente, os com baixa instrução que não tem acesso as essas informações facilmente. Os sindicatos contribuíram bastante com essa finalidade e alcançamos nosso público-alvo”, concluiu.