Sessão solene do Tribunal cearense, com participação da OAB e de autoridades locais, integra as diversas atividades comemorativas que serão realizadas no Estado durante a semana

 A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) recebeu mais uma homenagem da Justiça do Trabalho cearense. Na manhã desta terça-feira (23/4), os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) se reuniram, em sessão solene do Pleno, para comemorar os 70 anos do documento.

 
Para a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, a CLT continua atual e moderna. “Sete décadas depois, a CLT mantém-se como principal instrumento de pacificação e transformação da sociedade, atuando como uma das principais mediadoras das relações entre capital e trabalho”, afirmou a presidente.
 
O presidente da Ordem dos Advogados no Ceará, Valdetário Monteiro, parabenizou o TRT/CE pela iniciativa e ressaltou aspectos históricos da CLT. “Ela surge em um momento de ebulição nacional e serviu para evitar uma revolução social,” disse. “Continuemos vigilantes ao acompanhamento e preservação dos direitos trabalhistas conquistados”, finalizou o advogado.
 
Durante a solenidade, foram distribuídos aos membros do Tribunal e autoridades alguns CDs com cópias da primeira edição da CLT, publicada em 1943. No exemplar estão registrados os motivos para criação do projeto da Consolidação, apresentados pelo presidente da República, Getúlio Vargas, e pelo ministro do trabalho, Indústria e Comércio, Alexandre Marcondes Machado Filho.
 
Programação: Para comemorar os 70 anos da CLT, a Justiça do Trabalho cearense está organizando uma série de eventos. Na segunda-feira (22/4), foi realizada sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará. Na quinta-feira (25/4), acontecerá seminário sobre os 70 anos da CLT na Universidade de Fortaleza. Já no dia 30 abril, a Câmara de Vereadores de Fortaleza também realizará sessão solene e no dia 2 de maio, às 10h, será aberta exposição com fotos e textos sobre a CLT