A iniciativa é do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do TST, em conjunto com todos os tribunais do Brasil, e aconteceu no canteiro da obra do Fórum Maximiano Figueredo, em João Pessoa, envolvendo 60 trabalhadores da construção civil
O Tribunal Regional do Trabalho realizou a segunda ação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Paraíba. O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) em conjunto com todos os tribunais do Brasil. O evento aconteceu no canteiro da obra do Fórum Maximiano Figueredo envolvendo 60 trabalhadores da construção civil.
 
A abertura do programa Trabalho Seguro foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho que falou sobre a preocupação do Tribunal em plantar a semente da prevenção para evitar acidentes. “O acidente de trabalho pode ocorrer a qualquer momento e a nossa obrigação é garantir uma obra segura”, disse o magistrado, destacando que a preocupação é com o número de acidentes que vem aumentando em todo o país.
 
Dados estatísticos do Ministério da Previdência Social que mostram números de acidentes no Brasil, na Paraíba e em João Pessoa foram apresentados aos trabalhadores pelo juiz José Artur Torres, gestor regional do programa na Paraíba. O magistrado apresentou palestra educativa com vídeos que mostraram ocorrências nos canteiros de obras, que podem causar acidente e as mais diversas formas de evitá-los. “O objetivo é conscientizar os trabalhadores da importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), garantir um trabalho seguro e a diminuição do número de acidentes nos canteiros de obras”, disse.
 
A engenheira da Empresa Comtérmica, Fátima Oliveira elogiou a iniciativa do Tribunal e disse os trabalhadores foram receptivos. Ela disse que acredita que haverá mudanças no ambiente de trabalho. O ato contou com a participação do diretor geral do TRT, Leonardo Nóbrega, de trabalhadores e da equipe de engenheiros e arquitetos do TRT e da Comtérmica. A equipe de Gestão e Fiscalização da obra é formada pelos servidores do Tribunal Gibson Robson Meira, Clóvis dos Santos Lima e Francisco de Assis Medeiros Costa.
 
Foco
 
A construção civil é a atividade que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Por este motivo foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho para se iniciar a campanha. As estatísticas, segundo o Ministério de Previdência Social, revelam que em 2010 ocorreram no Brasil 701.496 acidentes e desses, 2.712 com vítimas fatais. No mesmo período a Paraíba registrou 4.957 acidentes e desses, só na capital foram 1.705.
 
O servidor do TRT e maestro do Coral 13ª Em Canto, Carlinhos Telles encerrou o evento no canteiro de obras com música e em seguida foram distribuídos brindes que lembram a importância da prevenção de acidentes e traduzem o objetivo da campanha.
 
O Fórum
 
O novo Fórum Trabalhista vai abrigar todas as Varas do Trabalho de João Pessoa e terá cerca de vinte mil metros quadrados de área construída. Um prédio moderno que já será concluído com espaço para a criação e instalação, no futuro, de duas novas Varas do Trabalho.
 
O prédio vai oferecer estacionamento próprio para servidores e visitantes, auditório para eventos, terá dois postos bancários, biblioteca e o Memorial da Justiça Trabalhista da Paraíba. Além disso, o novo Fórum Maximiano Figueiredo será concluído dentro da norma brasileira de acessibilidade, o que facilitará o acesso aos portadores de necessidades especias.