Presidente em exercício da OAB afirmou na solenidade de posse que a inserção e fortalecimento da Defensoria Pública no Pais significa a consolidação da cidadania
Brasília – Ao participar da posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) na noite desta terça-feira (02), o presidente nacional em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, afirmou que a inserção e fortalecimento da Defensoria Pública no Pais significa, acima de tudo, a consolidação da cidadania.  Em nome do presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, a quem representou na solenidade,Lamachia saudou a nova presidente da Anadep, Patrícia Kettermann, e reafirmou  “a parceria permanente e efetiva entre OAB e Defensoria Pública e o compromisso de luta em busca do fortalecimento da autonomia administrativa e orçamentária da Defensoria”.
 
O presidente nacional em exercício da OAB lembrou também o apoio incondicional da entidade à Defensoria Pública nas causas em defesa de sua total legitimidade para a propositura de ação civil pública, bem como a atuação conjunta em prol da competência efetiva das Varas da Infância e Juventude, especialmente no Estado Rio Grande do Sul.  
 
Patrícia Kettermann, que sucede André Luis Machado de Castro na presidência da Anadep, foi antes presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (ADPERGS). Na saudação à nova presidente, Lamachia destacou também  a “atuação marcante” da Defensoria Pública no episódio conhecido como a tragédia de Santa Maria (RS), onde mais de 200 jovens perderam a vida durante incêndio numa boate, em janeiro último.
 
No breve manifestação, Claudio Lamachia observou ainda que assim como a OAB é a entidade de todos os advogados e zela pela defesa permanente do advogado como indispensável à administração da Justiça, “os defensores públicos são os representantes da plena cidadania, quando buscam a inserção daqueles que têm maior vulnerabilidade social”.
 
À posse da nova presidente da Anadep, ocorrida no Centro de Convenções Brasil 21, além do presidente nacional em exercício da OAB compareceram diversos parlamentares,  advogados e representes da magistratura e do Ministério Público. Na mesma solenidade, tomaram posse também o vice-presidente daquela entidade, Sefano Pedroso (DF), e os seus diretores nacionais e regionais.