O diretor da Escola Judicial do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, foi eleito, em Porto Alegre, o presidente do Conematra
O diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, foi eleito, nessa terça-feira (26), em Porto Alegre, o presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). A eleição da Comissão Executiva do Conselho para o biênio 2013-2014 ocorreu durante o 36º Encontro Nacional do Conematra.
 
Foram eleitos, também, a desembargadora Flávia Simões Falcão, do TRT da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) como vice-presidente do Conselho e o juiz Flávio Luiz da Costa, do TRT da 19ª Região (Alagoas), para secretário. 
Os diretores eleitos são o desembargador Samuel Hugo Lima, do TRT da 15ª Região (Campinas) e o juiz Eduardo Melo de Mesquita, do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima). 
 
O Conematra visa à defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da magistratura do Trabalho e especialmente das Escolas da Magistratura do Trabalho, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados; a integração das Escolas de Magistratura do Trabalho em todo o território nacional, buscando uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do Direito e visando ao crescimento intelectual do magistrado; o intercâmbio de teorias e práticas de temas relacionados à seleção e formação de juízes do Trabalho, a divulgação do curso preparatório para ingresso na magistratura junto às Faculdades de Direito; e a colaboração construtiva, a exposição de problemas e a proposição de soluções junto aos órgãos que compõe a Justiça do Trabalho, especialmente a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
 
Conematra -  é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelas Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e pelas Escolas Associativas Trabalhistas. O Conselho realiza anualmente uma assembleia ordinária e, bimestralmente, assembleias extraordinárias em diferentes regiões do país, com o objetivo de harmonizar atividades didáticas e acadêmicas de Escolas de Magistratura do Trabalho.