Caldas é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com mandato entre 2013 e 2018; primeiro advogado trabalhista a ocupar cargo
A conferência de encerramento do XXXVI CONAT foi ministrada pelo advogado Roberto de Figueiredo Caldas, sobre o tema da Corte Interamericana de Direitos Humanos - CIDH. Caldas é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com mandato entre 2013 e 2018. Pela primeira vez, na história, um advogado trabalhista ocupa a tão respeitada vaga de magistrado naquela corte.
 
Em sua exposição, o conferencista explicou o funcionamento da CIDH e os modos através dos quais um conflito nacional pode chegar a ser analisado por aquele órgão. Dentre as particularidades do processo que ali existe, o palestrante realçou que não há a publicidade explícita que os brasileiros estão acostumados a ver, inclusive pela TV. As reuniões são privadas.
 
Roberto Caldas ainda expressou sua preocupação com o tema da terceirização. Para ele, por mais ideal que seja a sua concepção, quando a terceirização chega ao chão da fábrica, ela é "fraude".