Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região participam, esta semana, do 1º Módulo do curso de Atualização em Economia do Trabalho, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas (Unicamp), promovido pela Escola Judicial do TRT8. 

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região participam, esta semana, do 1º Módulo do curso de Atualização em Economia do Trabalho, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas (Unicamp), promovido pela Escola Judicial do TRT8. Com 80 horas, o curso de extensão está divido em dois módulos, sendo o primeiro realizado até o final desta semana, e o segundo, de 22 a 26 de junho.

O curso foi pensado com o objetivo de atualizar os debates com o público do TRT8, que já realizou nos últimos anos o Curso de Especialização em Economia do Trabalho, através da parceria entre TRT8 e Unicamp. De acordo com o Diretor do Cesit, Anselmo Luis dos Santos, “o curso é uma oportunidade muito importante para ampliar a capacidade de reflexão sobre os problemas do mundo do trabalho, que afetam a justiça, o direito do trabalho e as instituições. É uma reflexão mais ampla, que ajuda a entender os problemas que a justiça enfrenta e, em geral, os problemas que os trabalhadores enfrentam no Brasil, os desafios e as oportunidades que se tem para avançar e transformar o Brasil num país melhor para a classe trabalhadora”.

Neste primeiro módulo, os participantes estão debatendo a Globalização, Economia e Transformações no Capitalismo; os Padrões de Desenvolvimento e Trabalho; a Economia Brasileira; O Trabalho no Capitalismo Contemporâneo; e o Mercado de Trabalho no Brasil: Emprego, Salário e Desigualdade pós crise de 2008. Para o Professor Anselmo, todas as disciplinas abordadas são fundamentais para que se faça uma ampla discussão e se compreenda a história desse país, contextualizando as dificuldades que ele enfrenta internamente e as influências do mundo sobre o Brasil, para que assim se compreenda, efetivamente, o que ocorre do ponto de vista dos direitos que são garantidos, que são rebaixados, as alteração na legislação, o aumento da informalidade, o aumento da terceirização, entre outros pontos relacionados ao mundo do trabalho.

Para a servidora Helena do Carmo, lotada no Gabinete da Desembargadora Graziela Colares, o curso despertou seu interesse por possuir formação em economia pela UFPA e destacou que “o curso faz uma abordagem geral, tanto histórica como trabalhista, uma síntese da evolução na prestação do trabalho e aborda também o direito do trabalhador brasileiro”. A servidora Mariana Veiga, lotada no Gabinete da Desembargadora Elizabeth Newman acredita que o curso irá ampliar sua visão de mundo e ajudará a desempenhar melhor o serviço. “O conhecimento adquirido no curso vai me ajudar a compreender o cotidiano das relações trabalhistas, as relações econômicas e o debate entre as diferentes forças de poder e terceirização”, concluiu.

Fonte e crédito da foto: TRT 8