Armas brancas são apreendidas durante as revistas nas entradas dos prédios do TRT11.

 

Mais de 280 armas brancas já foram apreendidas em 2015 pelo Núcleo de Segurança do TRT da 11ª Região, número maior que o registrado durante todo o ano de 2014. Entre as armas brancas apreendidas nas entradas das unidades do Tribunal estão facas, estiletes, canivetes, navalhas, terçados e diversos outros tipos de lâminas. Além disso, em média, 25 armas de fogo são acauteladas durante as revistas.

Conforme explica o do Núcleo de Segurança, capitão Ailton Luiz dos Santos, houve um aumento no número de armas apreendidas resultado de maior treinamento e fiscalização do corpo de funcionários do Núcleo de Segurança. "Podemos atribuir esse aumento ao conjunto das partes - treinamento, equipamentos e fiscalização - que nessa tríade somam-se e favorecem a concretização de um resultado positivo e satisfatório, pois a segurança é o que todos querem e, os operadores desse mecanismo - os representantes do Núcleo de Segurança - estão todos engajados", destacou.

Em 2014, o TRT11 implantou modernos equipamentos detectores de metais e Scanner de Raio-X nas entradas dos prédios dos Fóruns Trabalhistas de Manaus e de Boa Vista, bem como no prédio-sede do TRT11, em Manaus. Os equipamentos instalados no Tribunal são semelhantes aos utilizados pela Infraero, nos aeroportos, e são considerados os mais adequados ao controle em locais de alto fluxo, além de se mostrarem menos invasivos à privacidade das pessoas. Com o novo sistema de segurança é possível vistoriar bolsas, pastas e mochilas, evitando o ingresso de qualquer tipo de arma ou munição nas unidades do TRT11.

As armas apreendidas ficam sob a tutela do Núcleo de Segurança, e são devolvidas mediante requerimento à Diretoria do Fórum ou à Secretaria da Presidência, podendo ser deferido ou não. As armas de porte legal são acauteladas na entrada do prédio, descarregadas e guardadas em um cofre eletrônico. Em 2014, foram apreendidas 383 armas, entre brancas e de fogo, no Fórum Trabalhista de Manaus.

Fonte: TRT 11