Um relatório apresentado ao Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) apontou que o frigorífico Chesini, do município de Farroupilha (RS), continua descumprindo normas de proteção aos empregados. O documento foi elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) após fiscalização realizada em 9 de setembro pela entidade.

 

O relatório serve para fundamentar a investigação sobre meio ambiente de trabalho, realizada pelo MPT em Caxias do Sul contra a empresa.

O CREA-RS constatou que a empresa não atendeu à notificação do Ministério do Trabalho e Previdência Social, feita em agosto de 2014, que pedia a adequação de máquinas, segurança em espaços fechados e no trabalho em altura. Após a entrega do relatório, novas fiscalizações podem ser feitas na empresa e em suas terceirizadas, que prestam serviços técnicos ao frigorífico.

As dúvidas quanto às atribuições profissionais e conduta ética de trabalho serão analisadas pelas Câmaras Especializadas do CREA-RS. Após análise, a entidade apresentará um parecer para continuar as fiscalizações na empresa.

As ações de inspeção do ambiente de trabalho fazem parte do projeto do MPT, iniciado em 2006, que busca a adequação das condições de trabalho na serra gaúcha. “Esse monitoramento visa verificar se a empresa avançou ou não, e se é preciso fazer ajustes em sua conduta”, explica o procurador do Trabalho Ricardo Garcia.

Fonte: MPT